Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Resultado de exame do SUS poderá ser acessado digitalmente

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/09/2019 - Data de atualização: 18/09/2019


O que houve?


O deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) apresentou o Projeto de Lei n° 5.119/19, que determina que os resultados de exames complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam disponibilizados digitalmente. A matéria altera a Lei nº 13.787/18, sobre a digitalização e a utilização de sistemas informatizados para a guarda, o armazenamento e o manuseio de prontuário de paciente.

De acordo com o projeto, os profissionais, entidades e estabelecimentos de saúde que prestam serviços de apoio ao diagnóstico terão o prazo de 24 meses, contados a partir da publicação da lei, para implementar as alterações e adaptações necessárias.

Em sua justificativa, o deputado destacou que as impressões dos exames trazem custo adicional para o Sistema Único de Saúde que vem passando grande dificuldade devido ao investimento insuficiente de recursos.  “Num ambiente de restrição orçamentária, é importante aplicar medidas de gestão, que permitam reduzir custos, sem prejudicar os usuários do SUS”, argumentou.

Informou também que o método proposto no projeto é aplicado em larga escala na saúde privada, e já vem sendo utilizado pelo SUS em algumas cidades, como Belo Horizonte. “Como um laboratório é composto por equipamentos eletrônicos, entende-se que a aplicação dessa proposta seria totalmente viável com a tecnologia já existente”, informou.

Por fim, o deputado argumentou que o acesso digital aos serviços de saúde facilitaria o trabalho dos profissionais da área, já que os resultados seriam disponibilizados imediatamente, agilizando a indicação de tratamentos de forma mais ágil. Já os pacientes evitariam deslocamentos desnecessários, sem a necessidade de comparecer novamente ao local onde fez o exame.

E agora?

A matéria aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados, que definirá por quais comissões o projeto irá tramitar.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive