Tipo de Tratamento

Radioterapia


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Resposta dos Tecidos à Radiação durante a Radioterapia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/04/2014 - Data de atualização: 29/04/2014


Cada tecido do corpo humano responde de maneira específica à radiação. Essa resposta depende da forma como a radiação é administrada, ou seja, da dose total, da dose por fração, do volume da área irradiada, entre outras. Quando a radioterapia é associada à quimioterapia, espera-se maior sensibilidade dos tecidos pela maior dificuldade de reparo do dano subletal sofrido pelas células normais.

Os tecidos que apresentam alta taxa de duplicação celular, por exemplo as mucosas, são mais sensíveis à radiação porque têm mais células nas fases sensíveis do ciclo. Enquanto que os tecidos que não duplicam, por exemplo os músculos, são considerados resistentes.

A resposta à radiação pode ser dividida em aguda e tardia. A aguda relaciona-se com o processo inflamatório inicial e a tardia depende da intensidade deste dano inicial. Caso tenha sido um dano leve, há recuperação completa do mesmo. Se o dano for severo, ficará estabelecida alguma sequela que pode ser desde uma fibrose até aderências, úlceras ou mesmo necrose.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive