Câncer de Mama Avançado

Diferentes tipos de câncer de mama e seus tratamentos


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Resposta ao Tratamento do Câncer de Mama Avançado

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 23/08/2014 - Data de atualização: 05/02/2018


É difícil prever como a doença responderá aos tratamentos ou quando a paciente poderá desenvolver resistência.

A jornada de tratamento de uma mulher é diferente de outra, o processo pode ser lento ou ter alterações, novas questões podem surgir com o tempo, e as preferências e prioridades da cada paciente podem mudar.

Com o tempo, o tumor poderá deixar de responder a um tratamento o que se denomina resistência ao tratamento. No câncer de mama avançado, a resistência é uma resposta normal ao tratamento, que pode ser esperada em todas as pacientes. O momento e o grau de resistência, entretanto, variam de paciente para paciente, assim como entre as terapias.

Para avaliar se a paciente está respondendo ao tratamento, seu médico pode realizar uma série de avaliações, como:

  • Tamanho do Tumor. O médico utilizará exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, para verificar se o tumor está crescendo, diminuindo ou ainda se mantendo do mesmo tamanho.

  • Marcadores Tumorais. Os marcadores são proteínas ou outras substâncias que são encontrados no sangue quando os tumores estão ativos no corpo. A presença de marcadores tumorais elevados pode indicar doença ativa.

  • Nova Metástase. Se as células tumorais se consolidam numa outra parte do corpo, isto é uma indicação de que o tratamento não está funcionando.

Nos protocolos clínicos, os pesquisadores utilizam uma série de avaliações para determinar se os tratamentos são eficazes no controle da doença, como:

  • Sobrevida Global. É o período de tempo que um paciente vive após ter sido diagnosticado com uma doença grave como o câncer, até a morte por qualquer causa. Quando se fala em sobrevida global em tratamento, estamos falando do tempo de vida após o início de um determinado tratamento

  • Sobrevida Livre de Progressão. É o período de tempo durante o qual o tratamento está mantendo a doença controlada, sem que haja progressão.

  • Taxa de Resposta Global à Medicação. É a percentagem de pacientes cujo câncer diminui ou desaparece após o tratamento.

  • Taxa de Benefício Clínico. É a porcentagem de pacientes que conseguem uma resposta completa, parcial ou estável da doença por um período determinado. Ou seja, a porcentagem de doentes que estão se beneficiando da medicação.

  • Melhoria na Qualidade de Vida. É um aumento na satisfação de vida global de um paciente.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive