O Rol da ANS é uma relação de consultas, exames, tratamentos, medicamentos e outros procedimentos de saúde que os planos de saúde são obrigados a oferecer. Ele é um importante mecanismo para se garantir uma cobertura minimamente adequada aos beneficiários dos planos de saúde.
No entanto, a atualização do rol é realizada somente a cada 2 anos. Esse período (entre uma revisão e outra) pode privar os beneficiários de planos de saúde de exames, tratamentos e outros procedimentos mais atuais e eficazes.
Para se ter uma ideia, são publicados cerca de 2 milhões de novos estudos na área da saúde por ano! Só isso já mostra a importância de se revisar o rol num prazo menor do que a cada 2 anos.
A demora na revisão do rol também pode onerar as operadoras de planos de saúde pelo pagamento de procedimentos já ultrapassados, mas ainda presentes na lista.
Por isso, após um amplo processo de discussão com diversos grupos do setor da saúde, o Oncoguia decidiu que era preciso se posicionar sobre a questão e sensibilizar as autoridades sobre a importância de reduzir o período de revisão do rol. Conheça e entenda melhor a iniciativa de advocacy apelidada de [Operação Ampulheta] - "Reduzindo o prazo de revisão do Rol da ANS".
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.