Tratamentos

Oncologia de Precisão (Medicina Personalizada)


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Novas Tecnologias redefinindo o Diagnóstico de Câncer em Oncologia de Precisão

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 27/02/2015 - Data de atualização: 27/02/2015


Existe muita discussão sobre tratamento personalizado do câncer e testes genético para câncer atualmente.

A maioria das pessoas usa o termo "tratamento personalizado" para se referir ao tratamento guiado por testes genéticos e outras formas de diagnóstico avançado que determinam os atributos específicos de seu tipo de câncer. Seu médico tem várias opções de testes para escolher quando personalizar o tratamento, todos projetados para fazer coisas diferentes.

Perfil molecular é uma nova e promissora abordagem no tratamento do câncer

Perfil Molecular


Existem muitos tipos de biomarcadores, incluindo genes, proteínas e moléculas específicas e, portanto, muitas maneiras de detectá-los e medi-los:

  • Imunohistoquímica identifica a expressão de proteínas a nível celular.
  • FISH (hibridação fluorescente in situ) identifica genes com múltiplas cópias ou rearranjos. 
  • Sequenciamento de DNA, PCR (reação em cadeia de polimerase) e NGS (sequenciamento de nova geração) identificam genes mutantes.

Muitas vezes estes testes podem ser feitos a partir de amostras de tecido durante a biópsia, mas, às vezes, pode ser necessário coletar novas amostras. Seu médico pode ajudar a determinar o que é apropriado para você. Você pode ter ouvido falar de outros tipos de testes genéticos sendo usados para personalizar o tratamento, mas nem todos são utilizados com a mesma finalidade.

Teste Genético


Identifica determinadas mutações no DNA do paciente que podem ajudar a prever o risco de contrair certos tipos de cânceres herdados e raros antes de vir a se manifestar.

Sequenciamento de Nova Geração (NGS)


Analisa pedaços amplificados do DNA ou RNA do tumor milhares de vezes para detectar mutações. Pode ser uma ferramenta poderosa quando usado em combinação com outras tecnologias.

Teste Genômico


Analisa o que é chamado de "expressão genética", causada pela interação de múltiplos genes e outros fatores dentro de um tumor.

Quimiossensibilidade e quimiorresistência (às vezes chamados CSRA)


Analisam as células que foram removidas de seu corpo durante uma biópsia e cultivadas em um laboratório para avaliar como elas reagem a vários agentes quimioterápicos. Esse tipo de teste é usado principalmente para pesquisa do câncer.

O teste de biomarcador por meio do perfil molecular pode ajudar o médico a avaliar potenciais opções de tratamento.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive