Tipos de Câncer

Câncer de Cavidade Nasal e Seios Paranasais

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Recomendações e exames para o câncer de cavidade nasal e seios paranasais

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 16/07/2021 - Data de atualização: 16/07/2021


Outros testes podem ser realizados em pacientes com diagnóstico de câncer de cavidade nasal e seios paranasais. Esses exames não são usados ​​para o diagnóstico da doença, mas para verificar o estado geral de saúde do paciente para a realização de tratamentos, como cirurgia ou quimioterapia.

Parar de fumar. É importante parar de fumar antes de iniciar qualquer tratamento para câncer de cavidade nasal ou seios paranasais. Se você parou de fumar antes do diagnóstico, é importante não voltar a fumar durante o tratamento. Fumar durante o tratamento pode provocar uma resposta insatisfatória ao tratamento radioterápico, má cicatrização e baixa tolerância à quimioterapia.

Exames de sangue. O hemograma completo verifica a contagem das taxas sanguíneas. Por exemplo, mostra se o paciente está com anemia (diminuição dos glóbulos vermelhos), se tem problema de sangramento (diminuição das plaquetas) ou se tem um risco aumentado de infecções (diminuição dos glóbulos brancos). Esse exame é repetido regularmente durante o tratamento, uma vez que, muitos medicamentos usados podem alterar os valores das taxas sanguíneas produzidas pela medula óssea. Os resultados dos exames bioquímicos sanguíneos também mostram o funcionamento de órgãos, como o fígado e rins.

Pré-cirúrgicos. No caso de uma cirurgia, pode ser solicitado um eletrocardiograma e em alguns casos testes da função pulmonar para verificar a parte cardiorrespiratória do paciente antes do procedimento cirúrgico.

Avaliação odontológica. Também pode se solicitar uma avaliação odontológica antes da realização da radioterapia, uma vez que, ela pode danificar as glândulas salivares e provocar boca seca, o que aumentaria a chance de cáries, infecção e ruptura do osso maxilar.

Audiometria. O uso de alguns quimioterápicos, como a cisplatina, pode afetar a audição. Por essa razão, recomenda-se a realização de um audiograma antes de iniciar o tratamento.

Avaliação nutricional. Em casos de perda de peso excessiva devido à doença, consulte um nutricionista para avaliar seu estado nutricional antes, durante e após o tratamento para tentar manter o peso corporal e os níveis de proteína normais tanto quanto possível.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/04/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive