As principais técnicas de radioterapia utilizadas para tratar os tumores carcinoides gastrointestinais são:
O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. Existem vários tipos de radiação, porém as mais utilizadas são as eletromagnéticas (Raios X ou Raios gama) e os elétrons (disponíveis em aceleradores lineares de alta energia).
Infelizmente, a radioterapia não é muito eficaz contra os tumores carcinoides gastrointestinais. Ela é usada principalmente no tratamento de metástases. Embora a cirurgia seja a primeira opção de tratamento para a maioria dos cânceres carcinoides, quando não é possível, a radioterapia pode ser realizada.
Os principais efeitos colaterais da radioterapia são fadiga, náuseas, vômitos, diarreia e alterações na pele.
Esta técnica combina embolização com radioterapia e é usada no tratamento da disseminação do tumor para o fígado. A embolização reduz o fluxo de sangue para as células cancerígenas bloqueando a artéria que nutre a área do fígado que contém o tumor. Esta artéria é um ramo da artéria hepática, a artéria que nutre o fígado. O fluxo sanguíneo é bloqueado (ou reduzido) por injeção de materiais que obstruem a artéria. A maioria das células saudáveis do fígado não é afetada porque recebem seu fornecimento de sangue a partir de outro vaso sanguíneo.
Neste procedimento, pequenas partículas, denominadas microesferas são colocadas no interior dos vasos sanguíneos que nutrem o tumor, a fim de bloquear o fornecimento de sangue para as células cancerígenas. Estas microesferas são preenchidas com ítrio (Y-90) e quando posicionadas liberam altas doses de radiação para destruir as células tumorais.
Nesta forma de radioterapia, um medicamento é ligado a um elemento radioativo. O radiofármaco usado para os tumores carcinoides é o I-131MIBG. Este radiofármaco é utilizado na detecção dos tumores carcinoides.
Outro radiofármaco que está em estudo é a substância octreotide marcada com o Y-90.
Fonte:
American Cancer Society (08/02/2016)