Tipos de Câncer

Câncer de Pele Melanoma

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Radioterapia para Câncer de Pele Melanoma

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/08/2015 - Data de atualização: 13/05/2020


O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. A radioterapia usa raios de alta energia (como os raios X) ou partículas para destruir as células cancerígenas.

A radioterapia não é usada para tratar o melanoma, embora às vezes seja realizada em determinadas situações:

  • Pode ser uma opção para tratar melanoma em estágio inicial, se a cirurgia não puder ser realizada por algum motivo.
  • Pode ser feita após a cirurgia para um tipo incomum de melanoma conhecido como melanoma desmoplásico.
  • Em alguns casos, a radioterapia pode ser administrada após a cirurgia na área onde foram retirados os linfonodos, especialmente se muitos deles continham células cancerígenas, para reduzir a chance de uma recidiva.
  • A radioterapia também pode ser usada para tratar recidivas que possam ocorrer após a cirurgia, tanto nos linfonodos como na pele, para tratar a disseminação à distância da doença.
  • A radioterapia é, muitas vezes, feita para aliviar os sintomas causados ​​pela disseminação da doença, especialmente para o cérebro ou ossos. Nesses casos, o tratamento é denominado radioterapia paliativa e tem o objetivo de reduzir alguns sintomas da doença.

Tipos de radioterapia

  • Radiocirurgia estereotáxica. É um tipo de radioterapia estereotáxica que normalmente libera a dose de radiação total em apenas uma única sessão. A cirurgia estereotáxica ou radiocirurgia é outro meio de utilização da radioterapia para tratamento de tumores cerebrais. Não é uma cirurgia em si, mas uma aplicação precisa e muito bem focalizada da radiação. O tecido normal, que fica em volta do tumor, recebe pouca ou nenhuma radiação. A técnica mais utilizada é conhecida como gama knife, que usa um tipo de capacete especial, para manter a cabeça na posição correta durante o tratamento.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da radioterapia dependem muito da região que é irradiada, podendo incluir:

  • Reações cutâneas.
  • Perda de cabelo, na região irradiada.
  • Fadiga.
  • Náuseas, se a radiação for direcionada na área do abdome.

Muitas vezes, esses efeitos desaparecem com o término do tratamento. Quando a radioterapia é administrada simultaneamente com a químio os efeitos colaterais tendem a serem piores.

A radioterapia do cérebro, às vezes, pode causar perda de memória, dores de cabeça, problemas de concentração ou diminuição do desejo sexual. Normalmente, esses sintomas são menores em comparação com aqueles causados por um tumor no cérebro, mas podem diminuir a sua qualidade de vida.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Radioterapia.

Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 14/08/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive