O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. A radioterapia usa raios de alta energia (como os raios X) ou partículas para destruir as células cancerígenas.
A radioterapia não é usada para tratar o melanoma, embora às vezes seja realizada em determinadas situações:
Tipos de radioterapia
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais da radioterapia dependem muito da região que é irradiada, podendo incluir:
Muitas vezes, esses efeitos desaparecem com o término do tratamento. Quando a radioterapia é administrada simultaneamente com a químio os efeitos colaterais tendem a serem piores.
A radioterapia do cérebro, às vezes, pode causar perda de memória, dores de cabeça, problemas de concentração ou diminuição do desejo sexual. Normalmente, esses sintomas são menores em comparação com aqueles causados por um tumor no cérebro, mas podem diminuir a sua qualidade de vida.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Radioterapia.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 14/08/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.