Radioterapia para câncer de laringe e hipofaringe

A radioterapia usa radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. O tratamento para o câncer de laringe e hipofaringe pode ser administrado de diferentes maneiras:

  • Tratamento principal. Se o tumor for pequeno, muitas vezes, pode ser destruído pela radiação sem necessidade de cirurgia. Esse tratamento ajuda a preservar uma melhor qualidade da voz. Também para o tratamento de pacientes sem condições clínicas para a cirurgia.
  • Tratamento adjuvante. Após a cirurgia, para destruir as células cancerígenas remanescentes e diminuir a chance da recidiva.
  • Tratamento da recidiva. Para o tratamento da recidiva da doença.
  • Tratamento paliativo. Para tratar os sintomas da doença avançada, como dor, sangramento, dificuldade para engolir e problemas causados pela disseminação para os pulmões ou ossos.

Muitas vezes, a quimioterapia é administrada junto com a radioterapia (quimiorradiação). Essa combinação geralmente é mais eficaz do que a radioterapia administrada sozinha, mas apresenta mais efeitos colaterais.

A radioterapia nessa região do corpo pode afetar os dentes e gengivas, por isso, é importante consultar um dentista antes de iniciar o tratamento. Durante e após o tratamento, o dentista poderá verificar e tratar quaisquer problemas que possam surgir, como infecção ou danos nos dentes ou ósseos.

Fumar durante o tratamento radioterápico está associado a um pior prognóstico, portanto você deve parar de fumar antes de iniciar o tratamento. Fumar também aumenta o risco da recidiva após o término do tratamento, bem como o risco de contrair outro tipo de câncer.

Existem dois tipos de tratamento radioterápico usados no tratamento do câncer de laringe e hipofaringe:

Radioterapia externa

A radioterapia externa focada no tumor é o tipo mais comum para tratar câncer de laringe e de hipofaringe.

O tratamento radioterápico é realizado em frações diárias (doses), 5 dias por semana, por cerca de 7 semanas. Outros esquemas de radioterapia podem ser usados para o tratamento do câncer de laringe e hipofaringe.

  • Radioterapia hiperfracionada. Uma dose de radiação diária ligeiramente maior é administrada mais de uma vez ao dia (por exemplo, o paciente recebe 2 doses por dia durante 7 semanas).
  • Radioterapia com fracionamento acelerado. Uma dose de radiação diária é administrada durante um período de tempo mais curto (5 a 6 semanas) em vez das 7 semanas habituais.
  • Radioterapia hipofracionada. Uma dose de radiação diária ligeiramente maior é administrada para diminuir o número de tratamentos (por exemplo, o paciente recebe o tratamento em 6 semanas em vez de 7 semanas)

As diferentes técnicas de radioterapia são:

  • Radioterapia conformacional 3D. Utiliza computadores especiais para mapear a localização do tumor com precisão. Na radioterapia tridimensional, as imagens de ressonância magnética devem ser feitas com o paciente imobilizado e em posição de tratamento para mapear precisamente o local do tumor. As imagens são transferidas a um sistema de planejamento, onde o médico delimita em todos os cortes tomográficos o órgão alvo e a quantidade de tecido normal que será atingido.
     
  • Radioterapia de intensidade modulada (IMRT). Permite a conformação da radiação para o contorno da área alvo e utiliza múltiplos feixes de radiação angulares e de intensidades não uniformes, possibilitando um tratamento concentrado na região do tumor, com menor efeito sobre as células sadias, além de reduzir a toxicidade do tratamento. Com essa técnica, é possível avaliar a distribuição de dose em todo o órgão alvo, reduzindo as áreas de alta dose e tornando a distribuição mais homogênea.

Braquiterapia

Na braquiterapia (radioterapia interna ou intersticial) o material radioativo é inserido diretamente ou próximo ao tumor. A braquiterapia pode ser utilizada sozinha ou em combinação com a radioterapia externa. Raramente é indicada para tratar câncer de laringe e hipofaringe.

Efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais frequentes da radioterapia incluem:

  • Alterações na pele.
  • Boca seca.
  • Piora da rouquidão.
  • Dificuldade para engolir.
  • Perda do paladar.
  • Dificuldade para respirar.
  • Cansaço.
  • Problemas de audição.

A maioria destes efeitos desaparece algumas semanas após o término do tratamento. Esses efeitos tendem a ser piores se a quimioterapia for administrada simultaneamente. Mantenha sempre seu médico informado sobre quaisquer efeitos colaterais que você possa apresentar, para que ele o oriente como gerenciar qualquer sintoma.

Feridas na boca e problemas de deglutição. Muitos pacientes podem apresentar feridas na região da boca e na garganta que podem dificultar a ingestão de alimentos e bebidas. Isso pode levar à perda de peso e desnutrição. As feridas cicatrizam com o término da radioterapia, mas alguns pacientes podem continuar tendo problemas de deglutição por algum tempo.

Boca seca. A radioterapia em áreas próximas às glândulas salivares pode danificá-las, provocando boca seca que não melhora com o tempo. Além do desconforto e problemas de deglutição, a boca seca pode levar à cárie dentária. Os pacientes com boca seca após a radioterapia devem ter um cuidado especial com sua saúde oral.

Problemas na glândula tireoide. A radioterapia também pode provocar danos à glândula tireoide. O médico fará exames de sangue para verificar o funcionamento da glândula. Em alguns casos, o paciente pode precisar de tratamento hormonal complementar para a tireoide.

Linfedema. Alguns pacientes tratados com radioterapia têm um risco aumentado de desenvolver linfedema nas áreas irradiadas da cabeça e do pescoço.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Radioterapia.

Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 21/01/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho