A radioterapia usa radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. O tratamento para câncer de cavidade nasal e seios paranasais pode ser administrado de diferentes maneiras:
As duas principais formas de administração da radioterapia são:
Radioterapia convencional
A radioterapia externa consiste na irradiação do órgão alvo com doses fracionadas. O tratamento é realizado cinco vezes na semana, durante um período de algumas semanas a meses. No caso dos tumores de cavidade nasal e seios paranasais é utilizado o hiperfracionamento, que consiste em administrar a dose total programada de radiação mais vezes por dia. O fracionamento acelerado significa que o tratamento é completado mais rapidamente.
As principais técnicas radioterápicas utilizadas no tratamento dos tumores de cavidade nasal e seios paranasais são:
Braquiterapia
A braquiterapia (radioterapia interna ou intersticial), ao contrário da radioterapia que trata o órgão alvo com feixes de radiação externos (a longa distância), utiliza fontes de radiação interna (a curta distância). Na braquiterapia, o material radioativo é colocado por meio de instrumentos específicos, próximo à lesão tumoral. Uma vez terminado o tratamento, o material é retirado do corpo.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais comuns da radioterapia incluem:
A maioria destes efeitos desaparece algumas semanas após o término do tratamento. Esses efeitos tendem a ser piores se a quimioterapia for administrada simultaneamente. Mantenha sempre seu médico informado sobre quaisquer efeitos colaterais que você possa apresentar, para que ele o oriente como gerenciar qualquer sintoma.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Radioterapia.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/04/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.