Radioterapia para câncer de boca e orofaringe

A radioterapia utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células cancerígenas que formam um tumor. O tratamento para o câncer de boca e orofaringe pode ser administrado de diferentes maneiras dependendo do estágio da doença e outros fatores:

  • Tratamento principal. Para tumores pequenos ou para pacientes sem condições clínicas para a realização de cirurgia.
  • Tratamento adjuvante. Pode ser administrada de forma isolada ou junto com a quimioterapia (quimioirradiação), após a cirurgia. A radioterapia adjuvante visa destruir as células remanescentes da cirurgia, diminuindo a chance da recidiva.
  • Tratamento neoadjuvante. Pode ser administrada junto com a quimioterapia (quimioirradiação) ou após a quimioterapia para reduzir o tamanho do tumor antes da cirurgia.
  • Tratamento para tumores grandes. Combinada com terapia-alvo para tumores maiores, se a quimioterapia não for uma opção.
  • Tratamento da doença avançada. Para aliviar os sintomas da doença em estágio avançado como dor, sangramento, dificuldade na deglutição e outros problemas provocados ​​por metástases ósseas.
  • Tratamento da recidiva. Pode ser administrada para tratar a volta da doença após o término do tratamento.

A radioterapia administrada na região da cabeça e pescoço pode provocar problemas nos dentes e gengivas, por essa razão é importante consultar um dentista antes do início do tratamento para verificar o estado de saúde bucal. O dentista poderá recomendar o tratamento ou remoção de dentes com problemas, pois isso poderia aumentar a chance de uma infecção.

Radioterapia externa

O tratamento radioterápico por feixe externo é o tipo de radioterapia mais frequentemente utilizado para tratar o câncer de boca e orofaringe ou sua disseminação para outros órgãos. A radioterapia externa consiste na irradiação do órgão alvo com doses fracionadas.

As principais técnicas radioterápicas utilizadas no tratamento dos tumores de boca e orofaringe são:

  • Radioterapia conformacional 3D. Utiliza computadores especiais para mapear a localização do tumor com precisão. Na radioterapia tridimensional, as imagens de ressonância magnética devem ser feitas com o paciente imobilizado e em posição de tratamento para mapear precisamente o local do tumor. As imagens são transferidas a um sistema de planejamento, onde o médico delimita em todos os cortes tomográficos o órgão alvo e a quantidade de tecido normal que será atingido.
  • Radioterapia de intensidade modulada (IMRT). Permite a conformação da radiação para o contorno da área alvo e utiliza múltiplos feixes de radiação angulares e de intensidades não uniformes, possibilitando um tratamento concentrado na região do tumor, com menor efeito sobre as células sadias, além de reduzir a toxicidade do tratamento. Com esta técnica, é possível avaliar a distribuição de dose em todo o órgão alvo, reduzindo as áreas de alta dose e tornando a distribuição mais homogênea.
  • Radioterapia de feixe de prótons. Ao contrário dos raios X que liberam energia durante seu trajeto, os prótons causam pouco dano aos tecidos que atravessam, liberando sua energia no órgão alvo. Essa técnica pode ser usada no tratamento de certos tumores de cavidade nasal ou seios paranasais, mas são necessários mais estudos para avaliar os efeitos colaterais a longo prazo e também comprovar se é mais eficaz que a IMRT.

O tratamento padrão para o câncer de boca e orofaringe é geralmente realizado cinco vezes na semana, durante um período de sete semanas. Mas às vezes outros fracionamentos podem ser usados:

  • Hiperfracionamento. Consiste em administrar a dose total de radiação em um número maior de frações, por exemplo, administrar duas doses menores por dia em vez de uma única dose.
  • Fracionamento acelerado. Consiste em administrar a dose padrão de radiação em um período mais curto para que o tratamento seja completado mais rapidamente, por exemplo, em cinco semanas em vez de sete semanas).
  • Hipofracionamento. Consiste em administrar uma dose de radiação ligeiramente maior diariamente para diminuir o número de tratamentos, por exemplo, uma dose de radiação maior é administrada a cada dia durante seis semanas e não o padrão de sete semanas.

Braquiterapia

A braquiterapia é raramente utilizada no tratamento inicial do câncer de boca e orofaringe, mas pode ser usada em casos de recidivas da doença.

Possíveis efeitos colaterais

A radioterapia da boca e garganta pode provocar vários efeitos colaterais de curto prazo dependendo da região irradiada, podendo incluir:

  • Alterações na pele, tipo queimadura solar.
  • Rouquidão.
  • Perda do paladar.
  • Vermelhidão e irritação da boca e da garganta.
  • Boca seca.
  • Dificuldade de deglutição.
  • Sensação de cansaço.
  • Feridas na boca e garganta.

A radioterapia também pode provocar efeitos colaterais a longo prazo ou permanentemente, como:

  • Lesões das glândulas salivares.
  • Lesões do osso maxilar.
  • Lesões da glândula pituitária ou tireoide.
  • Linfedema na área da cabeça e pescoço.
  • Lesões da artéria carótida.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Radioterapia.

Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/03/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho