Tipo de Tratamento

Radioterapia


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tipos de Radioterapia Interna

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/04/2014 - Data de atualização: 24/04/2014


A radioterapia interna consiste na utilização de fontes ou substâncias radioativas para destruir o tumor. O objetivo é conformar a dose prescrita para o tamanho e forma do tumor, minimizando-a no tecido saudável adjacente.

Enquanto a radioterapia externa libera energia a certa distância do tumor, a braquiterapia trata o câncer pela colocação de fontes radioativas diretamente dentro ou próximo à área do tumor. Isto permite ao radioterapeuta a prescrição de uma dose mais elevada no volume alvo, com um impacto mínimo sobre os tecidos adjacentes normais. Em alguns casos, a braquiterapia é usada em conjunto com a radioterapia externa para liberar uma dose mais elevada em uma área específica .

A radioterapia interna pode envolver um implante radioativo, uma solução líquida, que pode ser digerida ou injetável. Dependendo do tipo de tratamento a ser realizado, você pode precisar de ficar no hospital por um curto período de tempo. A radiação emitida pela radioterapia interna é indolor, embora, às vezes o procedimento para inserção da fonte possa causar um leve desconforto .

Existem dois tipos de radioterapia interna:

  • Braquiterapia - Quando uma fonte radioativa sólida é inserida ou implantada dentro ou próxima ao tumor.

  • Tratamento com Radioisótopos - Quando uma fonte radioativa líquida é usada dentro do corpo. É também chamado de terapia com radionuclídeos.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive