A radioterapia interna ou braquiterapia consiste na utilização de fontes ou substâncias radioativas para destruírem o tumor. O objetivo é conformar a dose prescrita para o tamanho e forma do tumor, minimizando-a no tecido saudável adjacente.
Enquanto a radioterapia externa libera energia a certa distância do tumor, a braquiterapia trata o câncer pela colocação de fontes radioativas diretamente dentro ou próximo à área do tumor. Isso permite ao radio-oncologista a prescrição de uma dose mais elevada no volume alvo, com um impacto mínimo sobre os tecidos adjacentes normais. Em alguns casos, a braquiterapia é usada em conjunto com a radioterapia externa para liberar uma dose mais alta em uma área específica.
A radioterapia interna pode envolver um implante radioativo ou uma solução líquida, que pode ser digerida ou injetável. Dependendo do tipo de tratamento a ser realizado, o paciente pode precisar ser internado por um curto período de tempo. A radiação emitida pela radioterapia interna é indolor embora, às vezes, o procedimento para inserção da fonte possa causar um leve desconforto.
Existem dois tipos de radioterapia interna:
Técnicas de braquiterapia
A braquiterapia pode ser administrada de duas formas:
O tratamento
Antes de iniciar a radioterapia interna, o radio-oncologista revisará o histórico clínico do paciente, fará um exame físico e poderá solicitar exames adicionais. Nessa consulta o especialista discutirá com o paciente as opções de tratamento, os objetivos específicos e os possíveis efeitos colaterais. A consulta é uma excelente oportunidade para que você pergunte qualquer dúvida que possa ter.
Esquema de tratamento
O esquema tratamento inclui a dose de radiação que será administrada e o tipo de fonte ou substância radioativa que será utilizada no tratamento.
A dose total de radiação que o paciente receberá é calculada com precisão e prescrita em unidades denominadas grays (Gy). Dependendo do esquema de tratamento, o paciente poderá receber a dose total de radiação em uma única sessão ou em várias sessões ao longo de algumas semanas de doses menores (frações).
A dose total de radiação depende do tipo de câncer, do material radioativo, da radiossensibilidade e localização do tumor, da quantidade de tecido a ser tratada, de outros tratamentos já realizados ou a serem administrados, além do estado geral de saúde do paciente.
Durante o tratamento
A radioterapia interna é geralmente administrada em um hospital ou centro de tratamento de câncer. Dependendo da técnica utilizada, o paciente poderá ficar internado em quarto privativo, com visitas proibidas enquanto a fonte de radiação estiver ativa. O tempo de internação depende da dose e do tipo do material radioativo. Algumas atividades também podem ser restritas, mas geralmente o paciente pode ler, assistir televisão, ouvir música ou falar ao telefone.
Após o tratamento
A equipe de radioterapia acompanhará o progresso durante as sessões de tratamento e ajustará a dose ou a duração conforme necessário. O paciente poderá fazer exames de sangue ou de imagem ao longo do tratamento para verificar como o tumor está respondendo à radioterapia.
A recuperação durante e após a radioterapia dependerá do tipo de câncer, estadiamento da doença, dose de radiação e estado geral de saúde do paciente. Alguns pacientes retornam às suas atividades de trabalho e de lazer regulares assim que terminam, outros preferem tirar licença e se afastarem de qualquer atividade, a escolha é sua!
Texto originalmente publicado nos sites American Cancer Society (10/01/2017), Cancer.net (08/2020) e Canadian Cancer Society, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.