Categorias


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[RADIOTERAPIA] Governo não incorpora IMRT para cabeça e pescoço

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 28/01/2016 - Data de atualização: 28/01/2016


O que houve?

O Ministério da Saúde publicou nesta quinta feira (27/01) por meio da portaria 07/2016 a decisão de não incorporar a radioterapia de intensidade modulada (IMRT) para o tratamento e tumores de cabeça e pescoço em estágio inicial e localmente avançado no Sistema Único de Saúde - SUS.

A decisão foi tomada com base no relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) sobre essa tecnologia.

E agora?

A matéria poderá ser submetida a um novo processo de avaliação pela CONITEC caso sejam apresentados fatos novos que possam alterar o resultado da análise efetuada.
 
Posicionamento Oncoguia

Em novembro de 2015 o Oncoguia participou da Consulta Pública nº 30 que tratava da incorporação da radioterapia de intensidade modulada (IMRT) para o tratamento e tumores de cabeça e pescoço. Diferente da decisão tomada pelo Ministério da Saúde, o Oncoguia se manifestou favorável à incorporação deste tipo de radioterapia.

Acreditamos que a radioterapia de intensidade modulada (IMRT) deve ser disponibilizada pelo SUS, pois representa um ganho para a saúde pública, tendo em vista a análise de custo efetividade da técnica e das evidências clínicas observadas.

É importante salientar que o paciente que possui plano de saúde tem garantida a cobertura para este procedimento. No entendimento do Oncoguia, esta decisão aumenta a desigualdade entre os beneficiários de planos de saúde e os usuários do SUS, sistema este cada vez mais defasado e sucateado.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive