Quais são os tipos de medicamentos que existem no Brasil?
No Brasil existem três tipos de medicamentos que são:
São os medicamentos que, geralmente, se encontram há bastante tempo no mercado e tem uma marca comercial (nome fantasia) conhecida.
Apresenta a mesma segurança que o medicamento de referência podendo, com este, ser intercambiável.
Os Genéricos são assegurados por testes de bioequivalência apresentados à ANVISA e somente podem ser intercambiáveis (trocados) pelos medicamentos de referência.
Exemplo: Os Genéricos podem ser comparados a uma fotocópia de um documento, mas nesse caso através de autenticidade com o documento original.
Este medicamento possui o mesmo princípio ativo (substância que tem a finalidade de curar, paralisar ou diminuir a doença), via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência registrado na ANVISA. Porém, podem se diferenciar nas seguintes características: tamanho e forma de produto, prazo de validade, embalagens e excipientes.
Para os medicamentos injetáveis não é obrigatória a realização de testes de bioequivalência (são os testes realizados em seres humanos – in vivo) como foram realizados com os medicamentos inovadores.
Exemplo: Os similares podem ser comparados a uma fotocópia (xerox) de um documento que não foi autenticado com o documento original.
Através do nome comercial posso saber qual o tipo de medicamento que estou usando?
O medicamento genérico não possui nome fantasia (nome comercial), apenas o nome do principio ativo e é facilmente identificado pela embalagem, já que trazem os dizeres "Medicamento Genérico – Lei nº 9787/99” e uma tarja amarela, com um G na cor azul em destaque. Os similares e de referência são comercializado através de nome comercial, mas através do farmacêutico ou do médico esses dois medicamentos são facilmente diferenciados ou através do site da ANVISA.
Fonte: ANVISA
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.