A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Por ser um tratamento sistêmico, a quimioterapia atinge não somente as células cancerígenas como também as células sadias do organismo.
A quimioterapia é muitas vezes uma parte do tratamento do tumor de Ewing, osteossarcoma e sarcoma pleomórfico indiferenciado, sendo usada com menos frequência para a maioria dos outros tipos de tumores ósseos.
Alguns dos medicamentos quimioterápicos usados no tratamento dos tumores ósseos são:
Normalmente, os quimioterápicos são administrados em combinações de dois ou mais medicamentos.
Efeitos colaterais
Os quimioterápicos não só atacam as células cancerígenas, mas também algumas células normais, o que pode levar a efeitos colaterais. Os efeitos colaterais dependem do tipo de medicamento, da dose administrada e da duração do tratamento.
Os efeitos colaterais frequentes de curto prazo podem incluir:
Alguns efeitos colaterais estão relacionados a determinados medicamentos, por exemplo:
É importante informar seu médico, bem como a equipe médica, sobre quaisquer efeitos colaterais que você apresente para que, caso necessário, possam ser tratados.
Durante o tratamento quimioterápico, seu médico solicitará exames laboratoriais para garantir que as taxas sanguíneas estejam em níveis seguros.
É importante observar que muitos dos efeitos colaterais são raros, mas podem ocorrer. Converse com seu médico para saber o que esperar do tratamento quimioterápico prescrito para o seu caso.
Entretanto, a maioria dos efeitos colaterais é de curto prazo e desaparece após o término do tratamento.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Quimioterapia.
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 17/06/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.