Quimioterapia para Câncer de Vesícula Biliar

A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos administrados por via venosa ou por via oral para destruir as células tumorais.

A quimioterapia pode ser utilizada de várias maneiras para tratar o câncer de vesícula biliar:

  • Após a cirurgia. A quimioterapia pode ser administrada após a cirurgia (tratamento adjuvante) geralmente junto com a radioterapia para diminuir o risco da recidiva.
  • Cânceres avançados. A quimioterapia pode ser realizada com ou sem radioterapia para cânceres avançados, com o objetivo de ajudar a reduzir ou retardar o crescimento dos tumores. Isso pode ajudar a aliviar os sintomas da doença e aumentar a sobrevida dos pacientes.
  • Quimioterapia paliativa. Para reduzir os tumores ou retardar seu crescimento por um tempo. Isso pode aliviar os sintomas da doença, por exemplo, reduzindo o tamanho dos tumores que pressionam os nervos e provocam dor.

A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura em geral algumas semanas.

Infusão da artéria hepática. Os médicos estudaram uma forma diferente de administrar a quimioterapia para o câncer de vesícula biliar diretamente na artéria hepática. O fígado saudável retém a maior parte do medicamento antes que chegue ao resto do corpo, diminuindo os efeitos colaterais da quimioterapia no organismo. A infusão na artéria hepática pode aumentar a sobrevida de pacientes cujo tumor não pode ser removido cirurgicamente, entretanto mais pesquisas ainda são necessárias. Essa técnica pode não ser útil em alguns pacientes, porque muitas vezes requer uma cirurgia para a inserção de um cateter na artéria hepática e alguns pacientes podem não tolerar a cirurgia.

Medicamentos utilizados

Os medicamentos quimioterápicos mais usados no tratamento do câncer de vesícula biliar incluem:

  • Gemcitabina.
  • Cisplatina.
  • 5-fluorouracil.
  • Capecitabina.
  • Oxaliplatina.
  • Muitas vezes, dois ou mais medicamentos são combinados para tentar aumentar a eficácia do tratamento. Quando a quimioterapia é administrada junto com a radioterapia, na maioria das vezes é usado o 5-FU ou a capecitabina.

Possíveis efeitos colaterais

Os medicamentos quimioterápicos atacam as células que se dividem rapidamente, razão pela qual agem sobre as células cancerígenas. Mas outras células no corpo, como as da medula óssea, revestimento da boca e dos intestinos e os folículos pilosos, também se dividem rapidamente, e são susceptíveis de serem afetadas pela quimioterapia, o que pode conduzir a efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais da quimioterapia dependem do tipo de medicamento, da dose administrada e do tempo de tratamento. Os efeitos colaterais mais frequentes incluem:

  • Perda de cabelo.
  • Feridas na boca.
  • Perda de apetite.
  • Náuseas e vômitos.
  • Diarreia.
  • Infecções, devido a diminuição dos glóbulos brancos.
  • Hematomas ou hemorragias, devido a diminuição das plaquetas.
  • Fadiga, devido a diminuição dos glóbulos vermelhos.

Esses efeitos são geralmente de curto prazo e desaparecem após o término do tratamento. Existem muitas maneiras de diminuir esses efeitos colaterais, por exemplo, podem ser prescritos medicamentos para prevenir ou diminuir náuseas e vômitos. Converse com seu médico sobre os medicamentos para ajudar a reduzir os efeitos colaterais.

Junto com os possíveis efeitos colaterais mencionados acima, alguns medicamentos podem apresentar efeitos colaterais específicos. Por exemplo, a cisplatina e a oxaliplatina podem afetar os nervos, o que se denomina neuropatia, que pode provocar dormência, formigamento, fraqueza e sensibilidade ao frio ou calor, especialmente nas mãos e pés. No entanto, isso desaparece na maioria dos pacientes após o término do tratamento, mas em alguns casos os efeitos podem ser duradouros.

Relate quaisquer efeitos colaterais que você observar ao seu médico para que eles possam ser tratados imediatamente. Em alguns casos, as doses dos medicamentos quimioterápicos podem precisar ser alteradas ou o tratamento ser interrompido para evitar que os efeitos se agravem.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Quimioterapia.

Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.

Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho