Quimioterapia para câncer de cavidade nasal e seios paranasais

A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Por ser um tratamento sistêmico, atinge não somente as células cancerígenas, mas também as células sadias do organismo. De forma geral, a quimioterapia é administrada por via venosa, embora alguns quimioterápicos possam ser administrados por via oral.

A quimioterapia pode ser administrada em diferentes situações no tratamento do câncer de cavidade nasal e seios paranasais:

  • Quimioterapia neoadjuvante. Administrada antes da cirurgia, às vezes, junto com a radioterapia para reduzir o tamanho do tumor antes do procedimento cirúrgico, o que pode preservar e evitar danos as estruturas próximas a um órgão importante.
  • Quimioterapia adjuvante. Administrada após a cirurgia, muitas vezes, junto com a radioterapia, para reduzir a chance de recidiva.
  • Tratamento principal. Geralmente administrada junto com a radioterapia (quimiorradiação) para tumores grandes ou disseminados. Também pode ser administrada como o principal tratamento para pacientes sem condições físicas para a cirurgia ou mesmo que não querem fazer a cirurgia.
  • Doença metastática. Para controlar a disseminação da doença que não pode ser tratada com cirurgia ou radioterapia.

A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura em geral algumas semanas.

Os tipos mais frequentes de câncer de cavidade nasal e seios paranasais, o carcinoma de células espinocelular, o adenocarcinoma e o carcinoma adenoide cístico podem ser agrupados como carcinomas. Alguns dos medicamentos utilizados no tratamento quimioterápico dos carcinomas incluem:

  • Cisplatina.
  • Carboplatina.
  • 5-fluorouracil.
  • Docetaxel.
  • Paclitaxel.
  • Metotrexato.
  • Capecitabina.

Os medicamentos quimioterápicos utilizados dependem de vários fatores, como tipo de câncer, extensão da doença, estado de saúde geral do paciente e se a quimioterapia é administrada junto com a radioterapia. Cisplatina ou carboplatina isolada ou, às vezes combinada com 5-FU, é medicamento quimioterápico mais usado, mas outras combinações estão disponíveis. Para pacientes que não toleram a quimioterapia, o cetuximabe é administrado com a radioterapia.

Possíveis efeitos colaterais

Os quimioterápicos não só atacam as células cancerosas, mas também algumas células normais, o que pode levar a efeitos colaterais. Mas outras células do corpo, como as da medula óssea, revestimento da boca, dos intestinos e os folículos pilosos, também se dividem rapidamente. Essas células também podem ser afetadas pela quimioterapia, levando a efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais dependem do tipo de medicamento, da dose administrada e da duração do tratamento. Os efeitos colaterais comuns à maioria das drogas quimioterápicas podem incluir:

  • Náuseas e vômitos.
  • Perda de apetite.
  • Perda de cabelo.
  • Feridas na boca.
  • Diarreia.
  • Alterações na pele.
  • Infecção, devido a diminuição dos glóbulos brancos.
  • Hemorragia e hematomas, devido a diminuição das plaquetas.
  • Fadiga, devido a diminuição dos glóbulos vermelhos.

A maioria dos efeitos colaterais, geralmente, é de curto prazo e desaparece após o término do tratamento. Caso aconteçam efeitos colaterais importantes, a quimioterapia pode ter que ser reduzida ou suspensa por um período.

Entretanto, alguns efeitos colaterais podem persistir por algum tempo após o término do tratamento. Por exemplo, a cisplatina, docetaxel e o paclitaxel podem provocar danos nos nervos (neuropatia), o que pode provocar dormência, formigamento ou até mesmo dor nas mãos e pés. Também pode se desenvolver a síndrome mão-pé durante o tratamento com capecitabina ou 5-FU, que pode começar como vermelhidão nas mãos e pés e, progredir para dor e sensibilidade nas palmas e plantas dos pés. Esses sintomas geralmente melhoram com a interrupção do medicamento, mas podem não desaparecer completamente.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Quimioterapia.

Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.

Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/04/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho