Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Quimioterapia oral passa a ser obrigatória em plano de saúde

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 22/07/2021 - Data de atualização: 22/07/2021


Foram nove anos de debates e, enfim, os brasileiros passam a ter mais acesso a medicamentos contra o câncer. A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei PL 6330/2019, que torna obrigatória a disponibilização de quimoterápicos de uso oral pelos planos de saúde. A inclusão desses remédios seria automática após o registro na Anvisa.

Historicamente, o acesso a esses medicamentos esbarrava no longo processo de avaliação da ANS, em torno de dois anos. Agora, a quimioterapia oral se junta aos medicamentos injetáveis, que já integravam o rol obrigatório da saúde suplementar.

O Instituto Oncoguia, ONG que informa, apoia e defende os direitos dos pacientes com câncer e seus familiares, celebrou a aprovação do projeto de lei.

“Reconhecemos a importância da ANS para a sustentabilidade dos sistemas de saúde. Mas apesar das inúmeras proposições e debates sobre as fragilidades do processo de atualização do rol, os grandes gargalos não foram alterados pela agência e os pacientes continuavam sem acesso às tecnologias prescritas. Agora, vamos acompanhar a sanção da Lei e a sua regulamentação para que o direito dos pacientes ao acesso a seu tratamento seja garantido”, destacou a fundadora do Oncoguia, Luciana Holtz, em depoimento à Federação Brasileira de Hospitais

Matéria publicada pelo portal Panorama Farmacêutico em 21/07/2021



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive