Questões Especiais para Adultos Jovens com Câncer

Os adultos jovens com câncer e seus familiares enfrentam diversos desafios desde o diagnóstico até o término do tratamento:

Atrasos no diagnóstico

Como mencionado em seções anteriores, os cânceres em adultos jovens são frequentemente diagnosticados mais tardiamente do que em outros grupos etários, o que sem dúvida, pode prejudicar o tratamento, pois dependendo do tempo entre o desenvolvimento da doença e seu diagnóstico, a enfermidade poderá ter se disseminado para outros órgãos.

Questões do tratamento

As pessoas nessa faixa etária são muitas vezes tratadas por médicos especializados principalmente no tratamento de crianças com câncer ou adultos mais velhos. Nem todos os médicos estão familiarizados com o tratamento de câncer de adultos jovens,  que pode muitas vezes ter características incomuns. A comunicação entre os pacientes e seus médicos também pode ser um problema, já que muitos oncologistas se sentem mais confortáveis ​​lidando com pacientes de outras faixas etárias.

Independentemente de onde são tratados, os adultos jovens podem se sentir isolados ou fora do lugar. A maioria dos pacientes em consultórios e hospitais são crianças ou pessoas mais velhas, os adultos jovens não encontram tantos pacientes da mesma idade que estão lidando com as mesmas questões. É muito importante que esses jovens possam se comunicar com outros pacientes que sejam capazes de entender o que eles estão passando e possam se relacionar num mesmo nível. Atualmente, existem muitos grupos de apoio, presenciais ou on-line, que permitem que esses jovens se conectem com outros pacientes em situações similares.

Alguns adultos jovens podem ter seus próprios desafios. Podem querer priorizar outros aspectos em suas vidas, em vez do tratamento do câncer, o que pode resultar em consultas, exames e tratamentos não realizados. Isso pode ser resultado do não entendimento da gravidade da doença, do ressentimento em ter que lidar com o câncer ou mesmo o medo do desconhecido.

Questões financeiras

O câncer e seu tratamento também podem fazer com que o jovem tenha que se afastar do trabalho. O tempo necessário para ir às consultas médicas, fazer exames e tratamentos, tempo de recuperação do tratamento, e mais tarde as visitas de acompanhamento podem impossibilitar o paciente de trabalhar, no momento em que muitos jovens estão apenas começando suas carreiras profissionais. É importante que os jovens entendam seus direitos como empregados quando se trata de um diagnóstico de câncer, bem como a melhor forma de conversar com o seu empregador para o entendimento de ambas as partes.

Questões sociais e emocionais

Alguns dos maiores desafios enfrentados pelos adultos jovens com câncer é o fato de que o diagnóstico é feito num momento de grande mudança nas suas vidas, o que pode afetar de alguma forma o próprio momento emocional que estão vivendo. Nesse momento, os adultos jovens, muitas vezes, estão estabelecendo sua própria identidade e desenvolvendo a sua própria independência social, emocional e financeira, portanto, o diagnóstico de câncer pode gerar uma grande desordem na vida desses jovens.

Durante o tratamento, os pacientes e seus familiares se concentram nos aspectos diários, mas uma série de preocupações emocionais durante e após o tratamento podem vir a tona. Algumas dessas preocupações podem durar um longo tempo, podendo incluir:

  • Lidar com as alterações físicas decorrentes da doença e seu tratamento.
  • Apreensão e medo de recidiva ou com novos problemas de saúde.
  • Ressentimento por ter ficado com câncer.
  • Ter que falar aos outros sobre a doença ou ser tratado de forma diferente ou até discriminado.
  • Lidar com questões como namorar, casar e ter filhos.

Ninguém opta por ter uma doença e tampouco por ter câncer, mas para muitos pacientes portadores da doença, a experiência pode ser positiva a longo prazo, permitindo uma reflexão mais clara das prioridades e ajudando a estabelecer fortes valores individuais. Outros pacientes podem ter mais dificuldade em se recuperar, se ajustar à vida após o câncer e de seguir em frente.

É normal ficar preocupado ou ter outras reações emocionais após o tratamento, mas se sentir muito ansioso, deprimido ou com raiva pode afetar muitos aspectos pessoais de um adulto jovem. No entanto, com o apoio da família, amigos, profissionais da área da saúde e outros pacientes que tiveram câncer,  esses jovens podem superar os desafios que estão enfrentando ou  que tiveram que enfrentar.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 24/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho