Especial

Qualidade de vida


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Quem precisa de fonoaudiólogo?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 23/09/2015 - Data de atualização: 23/09/2015


Pacientes portadores de câncer de laringe, faringe, hipofaringe, boca, língua ou cérebro que podem afetar a capacidade do indivíduo para falar.

Pacientes que realizaram tratamento para esses tipos de câncer. O tratamento cirúrgico dos cânceres de cabeça e pescoço pode causar mudanças permanentes que dificultam a fala, mastigação e deglutição.

O tratamento radioterápico pode provocar alterações que variam de curto prazo, como inchaço (edema) e de longo prazo como dor, cicatrizes e enrijecimento de tecidos.

Uma parte de extrema importância do ser humano é a possibilidade de se comunicar e para isso a fala é uma das formas para fazê-lo. Doenças oncológicas e tratamentos oncológicos como, por exemplo, uma laringectomia total, na qual a laringe e as cordas vocais são completamente removidas, o paciente deve aprender novas maneiras de falar usando uma fonte de vibração diferente para substituir as vibrações das cordas vocais.

Pacientes que receberam tratamento radioterápico ou uma laringectomia parcial ainda podem falar usando as cordas vocais. No entanto, pode haver algumas mudanças na qualidade da voz, incluindo rouquidão e fadiga da voz. A fonoaudiologia pode ajudar esses pacientes melhorando a qualidade da fala e portanto sua comunicação.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive