Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Quem enfrenta o câncer não deve ficar parado

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 30/10/2020 - Data de atualização: 30/10/2020


Cientistas europeus, americanos, canadenses e australianos se uniram em uma grande empreitada: eles consolidaram 31 pesquisas clínicas que investigaram o impacto de suar a camisa no controle da exaustão associada ao câncer. Com base em informações de 4 366 pacientes, ficou claro que manter o corpo em movimento confere disposição mesmo durante o tratamento.

E tem um detalhe: “Treinos supervisionados apresentaram efeitos ainda mais positivos”, conta a epidemiologista Jonna van Vulpen, da Universidade de Utrecht, na Holanda, coautora da revisão.

Poder contra a fraqueza
Um tumor tenta extrair a proteína guardada no músculo esquelético para crescer”, introduz o educador físico Christiano Alves, da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista à Agência Fapesp. Isso gera uma perda considerável de massa muscular, que vem acompanhada de fraqueza e fadiga — quadro conhecido como caquexia.

Contudo, em um experimento com ratos, Alves e colegas descobriram que práticas aeróbicas podem neutralizar esse processo e normalizar a função dos músculos. Dados preliminares de seres humanos com câncer de pulmão respaldam a tese.

Além disso, o exercício físico preservou os músculos e prolongou a longevidade em 30% nos experimentos com cobaias.

Fonte: Veja Saúde



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive