Tipos de Câncer

Câncer de Bexiga

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Quais são os possíveis efeitos colaterais da cistectomia para câncer de bexiga?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 08/09/2015 - Data de atualização: 21/03/2017


A cistectomia é uma cirurgia importante, com riscos a curto prazo, que incluem reações à anestesia, dor, sangramento, formação de coágulos sanguíneos, e infecções.

Além de mudanças na forma como a urina é excretada os possíveis efeitos colaterais do desvio urinário e da urostomia podem incluir infecção no orifício da abertura, incontinência urinária, cálculos na bolsinha e obstrução do fluxo da urina.

A cistectomia radical pode também causar efeitos colaterais, como:

  • Efeitos Sexuais da Cistectomia Radical em Homens. Nos homens, a cirurgia da bexiga radical remove a glândula prostática e as vesículas seminais. Como estas glândulas produzem a maior parte do líquido seminal, removê-los significa que um homem não vai mais produzir sêmen. Os testículos ainda produzem espermatozoides, mas ao invés de sair do corpo no sêmen, são reabsorvidos. Após a cirurgia radical da bexiga, o orgasmo ainda pode ocorrer, mas será seco, sem sêmen.

  • Efeitos Sexuais da Cistectomia Radical em Mulheres. Essa cirurgia geralmente remove a metade da vagina, o que pode tornar o sexo menos confortável para algumas mulheres. Os orgasmos e a lubrificação também podem ser afetados. Uma opção é reconstruir a vagina. Existem várias técnicas de reconstrução da vagina, converse com o médico para saber os prós e contras de cada uma delas. Se a vagina não for reconstruída, ela será menor, mas ainda assim é possível ter relações sexuais. Independente de a paciente fazer (ou não) a reconstrução existe muitas maneiras de tornar a relação sexual confortável. A cistectomia radical pode também afetar a capacidade de uma mulher ter um orgasmo, uma vez que as fibras nervosas que correm ao longo de cada lado da vagina podem ser lesionadas quando a vagina é removida. Outro problema possível é a remoção do fim da uretra, que pode fazer com que o clitóris perca parte do seu suprimento de sangue, afetando a excitação sexual.

  • Efeitos Sexuais da Urostomia. Tanto para os homens como para as mulheres, é normal se preocupar com sua vida sexual após uma urostomia. Mas, o ajuste correto da bolsa e o esvaziamento antes da relação reduz as chances de vazamento.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive