Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Quais as Novidades sobre os Marcadores Tumorais?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 30/08/2013 - Data de atualização: 30/08/2013


Dada à importância de se detectar precocemente o câncer e acompanhá-lo durante ou após o tratamento, os pesquisadores estão investigando novos e melhores marcadores tumorais. À medida que eles pesquisam mais sobre o câncer, eles descobrem que o nível de uma única proteína ou outra substância no sangue pode não ser o melhor marcador para a doença. Então, estão à procura de melhores formas de encontrar e seguir o percurso de diferentes tipos de câncer.

Genômica

O estudo dos padrões de alterações do DNA é denominado genômica. Sabemos que a maioria dos cânceres tem mudanças em seu DNA, as moléculas que controlam as funções de todas as células. São essas mudanças que transformam uma célula normal em uma célula cancerígena. Ao olhar para as alterações do DNA no sangue, fezes ou urina, os pesquisadores podem ser capazes de diagnosticar cânceres precocemente.

Proteômica

Outra abordagem mais recente é a proteômica. Esta tecnologia visa os padrões de todas as proteínas do sangue, em vez dos níveis das proteínas individuais. Novos equipamentos permitem avaliar milhares de proteínas de uma só vez. Esse exame pode ajudar os pesquisadores a diminuir os níveis de proteínas que são importantes em um determinado tipo de câncer. Esta informação pode ser utilizada para desenvolver um exame de sangue apenas para estas proteínas importantes, e, em seguida, o sangue ou uma amostra de tecido poderia ser investigado para a presença da proteína, como uma maneira de detectar o câncer.

Estes novos métodos de exames ainda estão em fase inicial de desenvolvimento. Muito poucos estão em uso neste momento.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive