[PSEUDOMIXOMA PERITONEAL] Bianca Graziani

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? 
 
Bianca Graziani - Meu nome é Bianca Stella Graziani, tenho 28 anos, moro em São Paulo/SP, sou advogada e sempre fui atleta (natação). Além da natação, minha grande paixão é ficar com meus cachorros – tenho três yorkshires.
 
Instituto Oncoguia - Qual o seu tipo de câncer?
 
Bianca Graziani - Pseudomixoma peritoneal
 
Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?
 
Bianca Graziani - Em setembro do ano passado (2012) tive fortes dores abdominais, passei pela minha ginecologista que me pediu para fazer um ultrassom. No ultrassom, identificaram uma imagem muito grande e falaram que era caso de cirurgia. Fui para o hospital, mas os médicos não fecharam o diagnóstico. Eles acharam que pudesse ser um cisto hemorrágico que tinha se rompido. Como tinha uma viagem de férias marcadas para a Europa, pedi para que minha ginecologista me operasse antes. Nesta operação (videolaparoscopia) retiraram um líquido para análise e foi quando saiu o laudo desta análise que fiquei sabendo que estava com câncer – havia células do meu apêndice (origem do meu câncer – e meu apêndice foi retirado em 2007), ou seja, estava com câncer desde 2007.
 
Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?
 
Bianca Graziani - Assustada, desnorteada. 
 
Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?
 
Bianca Graziani - Fiquei preocupada em como contar para minha mãe – já que meu pai esta com Alzheimer. Tentei poupa-la de todas as formas.
 
Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?
 
Bianca Graziani - Consultei-me com uma oncologista que disse que a única saída para meu caso era uma cirurgia – uma grande cirurgia. Ela me indicou o cirurgião.
 
Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?
 
Bianca Graziani - Fui operada no dia 19 de janeiro (a cirurgia acabou no dia 20 de janeiro – foram 18 horas de cirurgia) 
 
Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? 
 
Bianca Graziani - No meu caso, a parte mais difícil foi a recuperação – muito dolorida.
 
Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? 
 
Bianca Graziani - Dores – muitas dores após a cirurgia.
 
Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?
 
Bianca Graziani - Tanto a oncologista, quanto o cirurgião chefe, sua equipe, fisioterapeutas e os enfermeiros me adotaram. Tenho um carinho muito grande por todos eles. 
 
Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? 
 
Bianca Graziani - Médicos, fisioterapeutas e enfermeiros – inclusive uma equipe de infectologia precisou me acompanhar no hospital. 
 
Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?
 
Bianca Graziani - Não.
 
Instituto Oncoguia - E com nutricionista?
 
Bianca Graziani - Não (só durante minha internação – nutricionista do hospital).
 
Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?
 
Bianca Graziani - Não teve tratamento após a cirurgia – apenas acompanhamento.
 
Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? 
 
Bianca Graziani - Vida normal. Já estou trabalhando e já estou liberada para atividades físicas. 
 
Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.
 
Bianca Graziani - Trabalho com direito empresarial, e, neste "recomeço” estou correndo atrás do "tempo perdido”, mas sem pressa... Ao mesmo tempo em que sei que "perdi” um ano, sei que ganhei uma vida para crescer! Ano que vem pretendo começar uma pós-graduação. Pretendo também voltar a nadar – uma paixão minha. Além disso, acredito que tenha uma missão maior, após passar por algo tão grande sempre com o sorriso no rosto, então criei uma página no facebook "Vine vidi vici – como venci o câncer” para tentar ajudar pessoas que estejam passando por algo semelhante.
 
Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?
 
Bianca Graziani - Hoje não é mais uma sentença de morte.  Tentei encarar sempre com pensamento positivo e acredito que Deus da a cruz que cada um pode carregar... e, uma frase que sempre usei e uso "ninguém sabe a força que tem até ser verdadeiramente testado”. Estar rodeado por pessoas que te amam faz toda a diferença. É perceptível a energia positiva e a força que todos são.
 
Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?
 
Bianca Graziani - Acho extremamente importante esclarecer todas as dúvidas com os médicos especialistas no assunto. Só eles ou alguém que tenha passado por algo semelhante podem, de fato, dar informação importante e correta sobre o câncer, tratamento e recuperação. Buscar informações aleatórias só nos confunde mais e nos deixa em pânico. 
 
Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?
Bianca Graziani - Eu evitei procurar sobre meu câncer na internet – tentei ao máximo "desligar” a cabeça. Todas minhas dúvidas, procurei esclarecer com meus médicos.
Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?  
Bianca Graziani - Pelo facebook. 
 
Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?
 
Bianca Graziani - Continuem sempre buscando dar o maior conforto para quem está doente e quem esta ao lado dessas pessoas – às vezes, quem acompanha o paciente, precisa de mais apoio do que o próprio paciente. 
 
Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?  
 
Bianca Graziani - Gostaria que houvesse uma intervenção do poder público com relação ao tratamento dado pelos planos de saúde. Passei muito nervoso antes da internação porque o plano de saúde não queria liberar minha internação. Poderia ter ficado sem essa preocupação, já que tinha outra coisa muito mais importante para me preocupar.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho