Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Projeto torna obrigatória caderneta de vacinação completa

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 17/06/2019 - Data de atualização: 17/06/2019


O que houve?

O deputado Fábio Faria (PSD-RN) apresentou o Projeto de Lei n° 3.530/19, que torna obrigatória a apresentação da carteira de vacinação, com o registro das vacinas obrigatórias definidas pelas autoridades sanitárias na realização de matriculas em instituições de ensino.

A determinação será requisito necessário para a matrícula escolar em toda a rede pública em todos os níveis de educação básica e em universidade pública, quando o discente for menor de dezoito anos de idade.

Além disso, o projeto determina que quando a caderneta de vacinação não estiver completa, ou em branco, é facultada à instituição ou órgão a postergação da apresentação, pelo prazo máximo de 30 dias, para o cumprimento dos requisitos.

O deputado destacou o posicionamento da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) sobre a importância das vacinas em dia. “48,7% das meninas entre 9 e 14 anos receberam a vacina do vírus HPV, considerada uma das principais formas de prevenção do câncer do colo de útero, o terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil. Diante deste quadro preocupante, a SBOC alerta sobre a importância de a população aderir às campanhas de vacinação, uma vez que o câncer já é uma doença epidêmica e se tornará a maior responsável por mortes no Brasil até 2020”.

“Tornar obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação ou equivalente, onde conste registrada a aplicação das vacinas obrigatórias, para usufruir de alguns serviços públicos é uma forma de reforçar ainda mais a importância deste documento e dos benefícios da vacinação. É, também, um modo de garantir a saúde integral desta população”, finalizou.

E agora?

O projeto aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive