top

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Projeto inédito entre instituição pública e privada visa reduzir tempo de espera por transplante no Brasil

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/02/2017 - Data de atualização: 24/02/2017


No dia 03 de março de 2017, o Hospital Moinhos de Vento lança o projeto de "Qualificação do Programa de Transplante de Medula Óssea do Sistema Único de Saúde”. O programa tem como objetivo promover ações que qualifiquem o transplante de medula óssea do SUS por meio de atividades de gestão, educação e pesquisa. A iniciativa será coordenada pela instituição gaúcha, em parceria com o Ministério da Saúde, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

O Hospital Moinhos de Vento disponibilizará leitos no seu Centro de Hematologia para receber os pacientes que estão na lista de transplante do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Os pacientes serão direcionados para o hospital conforme a disponibilidade, reduzindo o tempo de espera de pacientes na fila de transplantes do SUS. Após o transplante, o acompanhamento ambulatorial dos pacientes continuará sendo realizado pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A integração entre as duas instituições se deu por meio de um acordo de cooperação técnica.

Segundo a hematologista responsável pelo Centro de Terapia Hematológica, Claudia Caceres Astigarraga do Hospital Moinhos de Vento, a expectativa é realizar de 10 a 20 transplantes até dezembro de 2017. Paralelo a realização de transplantes, serão realizadas capacitações aos profissionais do Sistema Único de Saúde, com atuação em transplante de Medula Óssea. "Vamos capacitar profissionais que serão multiplicadores do conhecimento e ainda qualificar o atendimento do paciente pré e pós transplantes com protocolos clínicos”, diz a responsável técnica do projeto.

O evento de lançamento do projeto será realizado no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital Moinhos de Vento. A atividade será aberta à comunidade e contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde.

Fonte: Hospital Moinhos de Vento

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive