top
Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Projeto do Oncoguia pode reduzir tempo de revisão do rol da ANS

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 23/06/2016 - Data de atualização: 23/06/2016


O que houve?
 
O Instituto Oncoguia apresentou à Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados uma sugestão de Projeto de Lei para fazer com que o rol de cobertura obrigatória dos planos de saúde, estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), seja revisado anualmente. Atualmente a revisão se dá a cada dois anos. A sugestão originou-se dos estudos desenvolvidos pelo Instituto Oncoguia na iniciativa de advocacy "Reduzindo o prazo de revisão do Rol da ANS” e recebeu a numeração SUG 66/2016 na comissão.
 
O Rol da ANS é uma lista que contém as consultas, exames, tratamentos, medicamentos e outros procedimentos que os planos de saúde são obrigados a oferecer. Ele é um importante dispositivo para garantir uma cobertura mínima aos beneficiários dos planos de saúde. No entanto, o longo tempo para a revisão do Rol pode privar os beneficiários de planos de saúde do acesso a procedimentos cuja eficácia tenha sido recentemente comprovada.

 Acreditamos que a revisão anual não traria maiores impactos financeiros para a sustentabilidade dos planos de saúde, já que o reajuste de preços dos planos de saúde também ocorre anualmente. Ambos, portanto, poderiam ocorrer de forma alinhada e concomitante.
 
A ANS, que ao longo dos anos vem adotado medidas bastante importantes para regulação do setor dos planos de saúde, conta com um comitê permanente para análise das questões pertinente à cobertura assistencial obrigatória. Essa estrutura, já em funcionamento, tem plenas condições de garantir mais rapidez no processo de incorporação e desincorporação de procedimentos de cobertura obrigatória na saúde suplementar.
 
Para entender melhor o que motivou o Oncoguia a apresentar a sugestão conheça a iniciativa de advocacy: "Reduzindo o prazo de revisão do Rol da ANS”.
 
E agora?

 
A Sugestão 66/2016 recebeu como relator o Deputado Chico Lopes (PCdoB/CE). O deputado irá analisar a proposta e dirá aos demais deputados da CLP se a sugestão é boa ou não por meio de um parecer. O   Parecer será discutido e votado pelo Plenário da Comissão.
 
Se a sugestão for aprovada na CLP ela se transformará em um Projeto de Lei oficial e passará a tramitar no Congresso Nacional.
 
Caso aprovada no Congresso, o projeto virará uma Lei.
 
Comissão de Legislação Participativa (CLP)

A CLP é uma comissão da Câmara dos Deputados para facilitar a participação da sociedade no processo de elaboração legislativa. Em outras palavras a CLP é o caminho que a população civil organizada tem para apresentar projetos de lei sem a necessidade de utilizar um deputado como intermediador.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive