Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Projeto determina diagnóstico precoce de neoplasia maligna

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 07/08/2019 - Data de atualização: 07/08/2019


O que houve?

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) apresentou o Projeto de Lei n° 4.195/19, que determina a oferta, pelo Sistema Único de Saúde, de atendimento com o objetivo de diagnosticar precocemente, ainda em fase assintomática, doenças cardiovasculares, diabetes melito, neoplasias malignas ou qualquer outra afecção passível de rastreamento.
 
De acordo com o projeto, quando houver solicitação de médico, será assegurado aos pacientes acesso tempestivo a procedimentos laboratoriais e de imagem e terapêuticos. Determina ainda que os serviços e ações serão divulgados à população, com o objetivo de informar sobre a importância e sobre as indicações do rastreamento, em pessoas assintomáticas, das doenças.
 
O senador explicou que a proposição altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Além disso, explicou que a proposição foi originalmente apresentada pelo ex-senador Cristovam Buarque, tendo tramitado como Projeto de Lei do Senado n° 148/16, que foi arquivado no final da última legislatura. “Por considerarmos a matéria de relevância para a saúde pública brasileira, apresentamos o presente projeto de lei, que reproduz, na íntegra, o texto do referido projeto de autoria do senador Cristovam”, informou.
 
E agora?
 
O projeto aguarda recebimento de emendas na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive