Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Projeto de lei sobre pesquisa clínica pode ser analisado pela CFT

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 19/06/2019 - Data de atualização: 19/06/2019


O que houve?

A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) apresentou o Requerimento n° 1.785/19, solicitando que o Projeto de Lei n° 7.082/17, que “dispõe sobre a pesquisa clínica com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos”, seja apreciado também pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

De acordo com a deputada, a proposta implica na criação do Sistema Nacional de Ética em Pesquisa e na transferência da Comissão de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde, para a área técnica responsável pelo campo da ciência e tecnologia do Ministério da Saúde. “Imprescindível dizer que a mudança da CONEP, saindo do Conselho Nacional de Saúde, indo para o Ministério da Saúde terá implicações orçamentárias para a pasta”, argumentou.

Além disso, a deputada informou que foi inserido no projeto maior detalhamento sobre as instituições que requerem a constituição dos Comitês de Ética em Pesquisa, e remete-se a norma específica para isso, pois o projeto de lei não aprofunda os aspectos relacionados à responsabilidade da instituição que abriga o CEP e por ele é responsável, inclusive nos aspectos de infra-estrutura, recursos humanos e financiamento. “Essas questões devem ser discutidas exatamente na Comissão de Finanças e Tributação”, informou.

Para a deputada, cabe à Comissão de Finanças e Tributação emitir parecer sobre a compatibilidade e/ou a adequação financeira e orçamentária da proposição e, quando for o caso, sobre o mérito. “Entendendo que muitos CEPs estão em instituições públicas de pesquisa, como universidades e outros centros, a proposta pode implicar no aumento e/ou na diminuição dos custos desses centros de pesquisa”, acrescentou.

“Assim, solicitamos a redistribuição da matéria, com a inclusão da Comissão de Finanças e Tributação nas comissões a que deve sujeitar-se o projeto para que a comissão se pronuncie quanto ao impacto orçamentário da matéria que ora tramita nesta Casa”, finalizou.

E agora?

O requerimento aguarda análise do Presidente da Câmara dos Deputados.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive