Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Projeto de lei sobre pesquisa clínica pode ser analisado pela CFT

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 19/06/2019 - Data de atualização: 19/06/2019


O que houve?

A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) apresentou o Requerimento n° 1.785/19, solicitando que o Projeto de Lei n° 7.082/17, que “dispõe sobre a pesquisa clínica com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos”, seja apreciado também pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

De acordo com a deputada, a proposta implica na criação do Sistema Nacional de Ética em Pesquisa e na transferência da Comissão de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde, para a área técnica responsável pelo campo da ciência e tecnologia do Ministério da Saúde. “Imprescindível dizer que a mudança da CONEP, saindo do Conselho Nacional de Saúde, indo para o Ministério da Saúde terá implicações orçamentárias para a pasta”, argumentou.

Além disso, a deputada informou que foi inserido no projeto maior detalhamento sobre as instituições que requerem a constituição dos Comitês de Ética em Pesquisa, e remete-se a norma específica para isso, pois o projeto de lei não aprofunda os aspectos relacionados à responsabilidade da instituição que abriga o CEP e por ele é responsável, inclusive nos aspectos de infra-estrutura, recursos humanos e financiamento. “Essas questões devem ser discutidas exatamente na Comissão de Finanças e Tributação”, informou.

Para a deputada, cabe à Comissão de Finanças e Tributação emitir parecer sobre a compatibilidade e/ou a adequação financeira e orçamentária da proposição e, quando for o caso, sobre o mérito. “Entendendo que muitos CEPs estão em instituições públicas de pesquisa, como universidades e outros centros, a proposta pode implicar no aumento e/ou na diminuição dos custos desses centros de pesquisa”, acrescentou.

“Assim, solicitamos a redistribuição da matéria, com a inclusão da Comissão de Finanças e Tributação nas comissões a que deve sujeitar-se o projeto para que a comissão se pronuncie quanto ao impacto orçamentário da matéria que ora tramita nesta Casa”, finalizou.

E agora?

O requerimento aguarda análise do Presidente da Câmara dos Deputados.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive