top

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Programa de Doria para zerar fila de exames médicos tem 30% de faltas

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 01/02/2017 - Data de atualização: 01/02/2017


Dos pacientes que confirmaram presença para realizar exames agendados pelo programa Corujão da Saúde, da gestão do prefeito de São Paulo João Doria, 30% não compareceram, informou o SPTV.

O programa começou há 20 dias, com 43 hospitais conveniados, muitos deles particulares, para a realização de exames nos pacientes que estão na fila de espera. Pelo programa, a Prefeitura repassa recursos e as intuições fornecem equipamentos e funcionários no período entre 20h e 8h para fazer os exames pela tabela do SUS e zerar a fila em 90 dias. Ao iniciar o Corujão, a Secretaria Municipal da Saúde informou que havia 550 mil pessoas na fila de espera.

Dados da secretaria mostram que até agora foram disponibilizadoss 95.900 exames pelo programa. No entanto, os 30% de faltas para exames agendados correspondem a quase 30 mil exames que deixaram de ser feitos.

De acordo com o secretário de Saúde, Wilson Polara, é preciso avisar em caso de ausência. "Se a pessoa for ligar, confirmar a vaga, por favor venham fazer o exame. Ou então avisem a unidade básica que não vão vir, porque vocês estão tomando o lugar de alguém que necessita fazer o exame e eu não consigo marcar. Tem que avisar. Temos solução para tudo, menos para a ausência", disse Polara.

O convênio com os hospitais particulares para a realização dos exames vai até abril. Nesse período, a secretaria quer zerar a fila de exames da rede municipal.

"A meta vai ser alcançada, de qualquer jeito a meta vai ser alcançada. A judiação é saber que o exame que você se esmerou para conseguir não é usado. Eu falo para vocês: 'quer me encontrar tal dia, segunda-feira?'. Se você falar 'não posso ir', a gente marca outro dia. Se você fala 'eu vou', eu vou ficar lá esperando você", disse o secretário.

A reportagem do SPTV ligou para pelo menos 25 pessoas que agendaram, confirmaram presença, mas não foram fazer exame. Alguns reclamaram da distância e do horário, teve gente que disse que não pode ir por causa do trabalho, quem não se programou ou não encontrou ninguém para cuidar do filho.

Fonte: G1

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive