Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Profissionais do Instituto Oncoguia recebem prêmio de psico-oncologia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 04/09/2018 - Data de atualização: 04/09/2018


No início da década de 1970, a psiquiatra norte-americana Jimmie Holland desenvolveu as bases da psico-oncologia ao se dedicar ao cuidado com os aspectos psicossociais de pacientes com câncer e dos seus familiares. Na última sexta-feira, 31 de agosto, o prêmio que tem seu nome foi concedido pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO) a Luciana Holtz, fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, e Regina Liberato, do Comitê Científico Multidisciplinar da organização.

Ambas foram homenageadas pela sua trajetória na psico-oncologia. Psicóloga com especialização em Psicologia Hospitalar, Psico-Oncologia e Bioética, Luciana Holtz atuou por anos atendendo e orientando pacientes com câncer e seus familiares – até fundar o Instituto Oncoguia, em 2009, e ampliar sua atuação na área. Antes, em 2003, já havia criado o Portal Oncoguia, percursor da organização não-governamental. Regina Liberato é especializada em Psico-Oncologia e em Psicologia Analítica Coligada às Técnicas Corporais. Também recebeu o prêmio a psico-oncologista Marília Aguiar, coordenadora da Pós-graduação em Cuidados Paliativos da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

As premiadas foram escolhidas após indicação de associados da SBPO. “Quem me conhece sabe o quanto me orgulho de ter no meu currículo e na minha alma a formação em psico-oncologia. Atribuo, com muita certeza, grande parte das minhas conquistas a essa especialização e sei que meu olhar e minhas escolhas também sempre foram e ainda são muito influenciados por essa área, que coloca o cuidado integral, o acolhimento, a interdisciplinaridade, o diálogo, a verdade e a vontade do paciente como prioridades”, disse Luciana Holtz. Regina Liberato, que presidiu a SBPO de 2010 a 2013, declarou: “Acompanhei a idealização desse prêmio e sei o quanto as pessoas envolvidas nesse projeto queriam materializar o significado da importância de um profissional para uma comunidade.”

O prêmio foi entregue durante o XIV Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia, realizado pela SBPO durante o XXI Congresso Brasileiro de Cancerologia (Concan), em Belém (PA), de 29 a 31 de agosto de 2018.
 

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive