Procedimentos de suporte para os sintomas do tumor carcinoide de pulmão

Se o paciente não puder realizar uma grande cirurgia por causa da redução da função pulmonar ou outros problemas clínicos, ou ainda se existe disseminação da doença, outros tratamentos podem ser feitos para aliviar alguns sintomas.
 
Esses tratamentos, denominados procedimentos paliativos, podem aliviar os sintomas, mas não curam o câncer e são recomendados apenas se o paciente não pode realizar a cirurgia para remover completamente o tumor.
 
Tratamento do bloqueio das vias aéreas
 
Se o tumor está bloqueando as vias aéreas do pulmão, pode provocar pneumonia ou falta de ar. Uma opção é remover a maior parte do tumor usando um broncoscópio ou destruir a maior parte dele com laser. Em alguns casos, o broncoscópio pode ser usado para colocar um stent (tubo rígido) de metal ou silicone nas via aérea após o tratamento para ajudar a mantê-la aberta.
 
Tratamento do acúmulo de líquidos
 
Em casos raros, líquido pleural pode se acumular no interior do tórax, pressionando os pulmões e dificultando a respiração. Normalmente, uma agulha é inserida na pele para o espaço pleural para retirar o líquido (toracocentese). A retirada do líquido pleural pode aliviar imediatamente os problemas respiratórios na maioria dos pacientes, mas o líquido muitas vezes se acumula novamente se nada mais for feito.
 
Pleurodese. Neste procedimento é realizado um pequeno corte na pele da parede torácica, para inserção de um dreno que permitirá a remoção do líquido pleural. Após este procedimento um tipo de talco ou um medicamento (doxiciclina ou um quimioterápico) é administrado lentamente na cavidade torácica, para vedar o espaço, limitando assim um novo acumulo de líquido pleural. Um dreno é geralmente deixado no local por alguns dias para esvaziar qualquer líquido que possa se acumular.
 
Colocação de cateter. Esta é outra maneira de controlar o acúmulo de líquido pleural. Uma extremidade do cateter é inserida no tórax através de uma pequena incisão na pele. Esse procedimento é feito em consultório médico ou hospital.
 
Procedimentos para aliviar os sintomas de metástases hepáticas
 
Se a doença se disseminou para o fígado, o tratamento das metástases podem aliviar os sintomas. Quando há apenas um ou dois tumores podem ser retirados cirurgicamente, caso contrário outras opções terapêuticas podem ser utilizadas.
 
          Ablação
 
As técnicas de ablação destroem os tumores sem removê-los. Essa técnica é geralmente utilizada para tumores de até dois centímetros de diâmetro:

  • Ablação por radiofrequência. Utiliza ondas de rádio de alta energia para o tratamento. Uma sonda em forma de agulha é inserida através da pele até o tumor. A inserção da sonda é guiada por ultrassom ou tomografia computadorizada. A extremidade dessa sonda quando se encontra no tumor libera uma corrente de alta frequência que aquece o tumor e destrói as células cancerígenas.
  • Ablação com etanol. Também conhecida como injeção percutânea de etanol destrói as células cancerígenas através de uma injeção de álcool concentrado diretamente no tumor. Isso geralmente é realizado através da pele com uma agulha guiada por ultrassom ou tomografia computadorizada.
  • Termoterapia. Utiliza micro-ondas para aquecer e destruir o tecido anormal.
  • Criocirurgia (Crioterapia). Destrói o tumor por congelamento com uma sonda de metal. A sonda é guiada através da pele até o tumor por ultrassom. Em seguida, gases muito frios são passados através da sonda para congelar o tumor, destruindo as células cancerígenas. Esse método pode ser usado para tratar tumores maiores, mas às vezes requer anestesia geral.

          Embolização
 
As técnicas de embolização utilizadas são:

  • Embolização arterial. Também conhecida como embolização transarterial é outra opção para tratar tumores que não podem ser removidos. A embolização pode ser utilizada para tumores de até cinco centímetros de diâmetro. Esta técnica é usada para reduzir o fluxo sanguíneo para as células cancerígenas bloqueando a ramificação da artéria hepática da área do fígado, que contém o tumor. O fluxo sanguíneo é bloqueado ou diminuído; a maior parte das células saudáveis do fígado não será afetada porque recebem fornecimento de sangue da veia porta. Neste procedimento um cateter é inserido numa artéria da parte interna da coxa até chegar ao fígado. Nesse momento, geralmente é inserido um corante na corrente sanguínea para permitir o controle do percurso do cateter por meio de angiografia. Quando o cateter está posicionado no tumor, microesferas são injetadas na artéria para obstruí-la.
  • Radioembolização. Isso é feito por injeção de pequenas esferas radioativas na artéria hepática, que liberam pequenas quantidades de radiação apenas no tumor.

Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/08/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho