O tratamento do câncer tem por finalidade a cura ou alívio dos sintomas da doença. Os tratamentos com medicamentos (quimioterapia, terapia alvo, hormonioterapia), cirúrgicos e radioterápicos podem provocar efeitos colaterais que variam de paciente para paciente dependendo de múltiplos fatores, podendo ser diferentes quanto a intensidade e duração. Alguns pacientes poderão apresentar efeitos colaterais mais severos, outros mais leves ou mesmo não apresentar qualquer efeito colateral. Em caso de você apresentar algum efeito colateral devido ao tratamento que está realizando procure imediatamente seu médico para receber as orientações necessárias para seu caso.
Pessoas com câncer podem apresentar feridas, erupções cutâneas, e outros problemas de pele causados pelo próprio câncer, tratamentos do câncer ou por estarem hospitalizados. Os problemas de pele podem ser difíceis de gerenciar, por causarem mudanças visíveis no corpo, e podem ser agudos ou crônicos.
A melhor maneira de gerenciá-los é evitá-los. Por este motivo, é importante informar o médico e a enfermeira ao surgimento de úlceras, feridas, dor, prurido, ou outros problemas com a pele e unhas, para o início do tratamento adequado imediatamente.
Problemas Comuns de Pele
Extravasamento da Quimioterapia - Este termo é usado para descrever a quimioterapia que escapa da veia. As drogas podem danificar a pele no local onde é inserida agulha para a administração intravenosa da químio, causando dor ou queimação. Sentir dor ou ardor durante a administração da quimioterapia não é normal, você deve chamar o médico ou a enfermeira imediatamente. Se ocorrer o extravasamento, a infusão deve ser interrompida e a ferida limpa.
Problemas de Pele induzidos pela Radioterapia – A radioterapia mata as células cancerosas, mas também atinge as células saudáveis. Os danos na pele podem surgir em uma a duas semanas do início do tratamento e geralmente desaparecem algumas semanas após o fim do tratamento. Se os danos do tratamento radioterápico persistirem, o médico pode alterar a dose alterar o fracionamento do tratamento.
Ferida Necrosada – É uma ferida com pele ou tecido morto ao redor. A ferida necrosada não cura enquanto houver tecido morto presente. A remoção cirúrgica do tecido morto é o primeiro passo para o tratamento deste tipo de ferimento.
Úlceras por Pressão - As úlceras por pressão são feridas que se formam quando há uma pressão constante sobre uma área do corpo, como calcanhares dos pés ou osso sacro. As úlceras são menos propensas a se formar em partes do corpo onde há espessas camadas de gordura. Para pacientes confinados a uma cama, o uso de colchões de ar pode prevenir o aparecimento de úlceras.
Feridas com Risco de Infecção – Desse tipo de feridas pode vazar uma grande quantidade de líquido ou sangue. O odor é uma característica importante podendo estar relacionada com metástase ou câncer de pele.
Prurido – O prurido em pessoas com câncer é causado por diferentes tipos de doença, por exemplo, leucemia, linfoma, mieloma e outros cânceres. Insuficiência renal ou hepática, problemas de tireóide, reação alérgica, pele seca, erupções cutâneas e outras infecções da pele também podem causar prurido.
Tratamentos do Câncer - Determinados tipos de tratamentos de câncer denominados terapias direcionadas, podem causar erupção de acne e outros problemas de pele.
Dicas
Orientações
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.