Tipos de Câncer

Retinoblastoma


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Astellas UICC Libbs GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Como prevenir o retinoblastoma

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/04/2017 - Data de atualização: 22/06/2021


Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.

Em adultos, o risco de muitos tipos de câncer pode ser reduzido evitando certos fatores de risco como, tabagismo ou exposição ocupacional a produtos químicos. Mas não existem fatores de risco evitáveis conhecidos para retinoblastoma. Portanto, não há nada que os pais ou a criança possam fazer para evitar esse tipo de câncer.

Alguns casos de retinoblastoma são hereditários, então adultos que tiveram retinoblastoma quando jovens devem considerar fazer aconselhamento genético antes de terem filhos, para compreenderem os riscos de transmitir a mutação do gene e, talvez, encontrar formas de minimizar os riscos. Por exemplo, uma opção que algumas pessoas podem considerar seria a fertilização in vitro e o implante apenas dos embriões que não tenham a alteração genética.

Se uma opção preventiva não é usada, as crianças nascidas em uma família com histórico de retinoblastoma devem ser rastreadas para esse tipo de câncer desde o nascimento, pois a detecção precoce aumenta significativamente as chances de sucesso do tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/12/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive