Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.
A maioria dos casos de sarcoma uterino não pode ser evitada.
Embora a radiação da região pélvica aumente o risco de desenvolvimento da doença, o benefício da radioterapia no tratamento de outros tumores supera o risco de desenvolver anos mais tarde, um câncer raro como o sarcoma uterino.
O risco de desenvolver sarcomas uterinos enquanto estiver tomando tamoxifeno é pequeno e não há nada específico que possa ser feito para prevenir um sarcoma uterino enquanto a pessoa estiver em tratamento com esse medicamento. Entretanto, a paciente deverá ser acompanhada pelo seu médico durante o uso do tamoxifeno, realizando exames pélvicos regulares, e, em caso de sangramento anormal, deverá procurar atendimento médico.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 20/09/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.