Por uma oncologia mais atual e mais justa

A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no Brasil, constituída através da Portaria nº 874, de 16 de maio de 2013, foi a última revisão sistêmica da política oncológica, trazendo atualizações de diretrizes e complementos para o melhor acesso dos pacientes ao tratamento. Apesar disso, ainda persistem diversos desafios na atenção oncológica.

Esses gargalos vêm sendo debatidos de forma pulverizada pela sociedade e por autoridades em diversos âmbitos, sendo enorme a quantidade de informações e dados que embasam a necessidade de discussão estrutural da política. 

Diante disso, o Oncoguia realizou um intenso trabalho de escuta, debate e estudo sobre os principais gargalos da política oncológica no Brasil e os possíveis caminhos para mitigá-los. Ouvimos especialistas e fizemos rodadas de discussões internas, além de análise de relatórios produzidos nos últimos anos sobre o tema.

Com isso, construímos nossa proposta Por uma Oncologia mais atual e justa. Nela, propomos uma revisão na política oncológica que priorize a efetividade, a sustentabilidade, a equidade e, acima de tudo, o que importa para o paciente.

Clique aqui para o download do documento acima.


Biblioteca de normas sobre o câncer

Para elaborar a proposta acima, fizemos um levantamento das várias normas que tratam direta ou indiretamente sobre o cuidado com as pessoas com câncer. Desde leis e decretos, até portarias, consolidamos as diretrizes e regras que estão atualmente em vigor sobre a oncologia no Brasil. Confira a seguir:

Constituição Federal, de 5/10/1988 (art. 196 e ss) - Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

 

Leis Federais

Lei nº 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde) - versa sobre o dever do Estado de garantir a saúde a todos os cidadãos.

Lei nº 8.142/90 – dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.

Lei nº 12.401/11 - dispõe sobre a assistência terapêutica e a incorporação de tecnologia em saúde no âmbito do SUS.

Lei nº 12.732/12 (Lei dos 60 dias) - dispõe sobre o primeiro tratamento de paciente com neoplasia maligna comprovada e estabelece prazo para seu início.

Lei 13.896/19 (Lei dos 30 dias) - estabelece que os exames necessários para a confirmação do diagnóstico de câncer sejam realizados no SUS no prazo máximo de 30 dias.

Lei nº 13.685/18 -  estabelece a notificação compulsória de agravos e eventos em saúde relacionados às neoplasias malignas (câncer).

Lei nº 14.238/21 - institui o Estatuto da Pessoa com Câncer

Lei nº 11.664/08 - dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do SUS.

Lei nº 14.308/22 - institui a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica.

Lei nº 9.797/99 – dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde - SUS nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer.

Lei nº 12.802/13 - dispõe sobre o momento da reconstrução mamária.

Lei n° 13.770/18 - dispõe sobre a cirurgia plástica reconstrutiva da mama em casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer.

 

Decretos:
Decreto nº 7.508/11 - dispõe sobre a organização do SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências.

Decreto nº 7.646/11 - dispõe sobre a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS e sobre o processo administrativo para incorporação, exclusão e alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, e dá outras providências.

 

Portarias:
Portaria nº 874/13 – institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Portaria nº 876/13 – dispõe sobre a aplicação da Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, que versa a respeito do primeiro tratamento do paciente com neoplasia maligna comprovada, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Portaria MS/GM nº 1.820/09 – dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde.

Portaria GM/MS nº 687/06 - aprova a Política de Promoção da Saúde.

Portaria GM/MS nº 4.279/10 - estabelece as diretrizes para a organização das Redes de Atenção à Saúde no âmbito do SUS.

Portaria GM/MS nº 963/13 - redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema.

Portaria GM/MS nº 2.488/11 - aprova a Política Nacional de Atenção Básica.

Portaria GM/MS nº 483/14 - redefine a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece diretrizes para a organização das suas linhas de cuidado.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho