Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Por uma oncologia mais atual e mais justa

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/12/2021 - Data de atualização: 22/06/2022


A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no Brasil, constituída através da Portaria nº 874, de 16 de maio de 2013, foi a última revisão sistêmica da política oncológica, trazendo atualizações de diretrizes e complementos para o melhor acesso dos pacientes ao tratamento. Apesar disso, ainda persistem diversos desafios na atenção oncológica.

Esses gargalos vêm sendo debatidos de forma pulverizada pela sociedade e por autoridades em diversos âmbitos, sendo enorme a quantidade de informações e dados que embasam a necessidade de discussão estrutural da política. 

Diante disso, o Oncoguia realizou um intenso trabalho de escuta, debate e estudo sobre os principais gargalos da política oncológica no Brasil e os possíveis caminhos para mitigá-los. Ouvimos especialistas e fizemos rodadas de discussões internas, além de análise de relatórios produzidos nos últimos anos sobre o tema.

Com isso, construímos nossa proposta Por uma Oncologia mais atual e justa. Nela, propomos uma revisão na política oncológica que priorize a efetividade, a sustentabilidade, a equidade e, acima de tudo, o que importa para o paciente.

Clique aqui para o download do documento acima.


Biblioteca de normas sobre o câncer

Para elaborar a proposta acima, fizemos um levantamento das várias normas que tratam direta ou indiretamente sobre o cuidado com as pessoas com câncer. Desde leis e decretos, até portarias, consolidamos as diretrizes e regras que estão atualmente em vigor sobre a oncologia no Brasil. Confira a seguir:

Constituição Federal, de 5/10/1988 (art. 196 e ss) - Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

 

Leis Federais

Lei nº 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde) - versa sobre o dever do Estado de garantir a saúde a todos os cidadãos.

Lei nº 8.142/90 – dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.

Lei nº 12.401/11 - dispõe sobre a assistência terapêutica e a incorporação de tecnologia em saúde no âmbito do SUS.

Lei nº 12.732/12 (Lei dos 60 dias) - dispõe sobre o primeiro tratamento de paciente com neoplasia maligna comprovada e estabelece prazo para seu início.

Lei 13.896/19 (Lei dos 30 dias) - estabelece que os exames necessários para a confirmação do diagnóstico de câncer sejam realizados no SUS no prazo máximo de 30 dias.

Lei nº 13.685/18 -  estabelece a notificação compulsória de agravos e eventos em saúde relacionados às neoplasias malignas (câncer).

Lei nº 14.238/21 - institui o Estatuto da Pessoa com Câncer

Lei nº 11.664/08 - dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do SUS.

Lei nº 14.308/22 - institui a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica.

Lei nº 9.797/99 – dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde - SUS nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer.

Lei nº 12.802/13 - dispõe sobre o momento da reconstrução mamária.

Lei n° 13.770/18 - dispõe sobre a cirurgia plástica reconstrutiva da mama em casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer.

 

Decretos:
Decreto nº 7.508/11 - dispõe sobre a organização do SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências.

Decreto nº 7.646/11 - dispõe sobre a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS e sobre o processo administrativo para incorporação, exclusão e alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, e dá outras providências.

 

Portarias:
Portaria nº 874/13 – institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Portaria nº 876/13 – dispõe sobre a aplicação da Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, que versa a respeito do primeiro tratamento do paciente com neoplasia maligna comprovada, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Portaria MS/GM nº 1.820/09 – dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde.

Portaria GM/MS nº 687/06 - aprova a Política de Promoção da Saúde.

Portaria GM/MS nº 4.279/10 - estabelece as diretrizes para a organização das Redes de Atenção à Saúde no âmbito do SUS.

Portaria GM/MS nº 963/13 - redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema.

Portaria GM/MS nº 2.488/11 - aprova a Política Nacional de Atenção Básica.

Portaria GM/MS nº 483/14 - redefine a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece diretrizes para a organização das suas linhas de cuidado.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive