Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Plenário pode votar PL sobre celeridade em exames de câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 16/10/2019 - Data de atualização: 16/10/2019


O que houve?

O plenário do Senado Federal pode votar hoje (16) o Projeto de Lei da Câmara n° 143/18, de autoria da deputada Carmem Zanotto (Cidadania-SC), que estabelece que, em casos de suspeita de câncer, os exames para diagnóstico sejam realizados num prazo máximo de 30 dias, mediante pedido do médico responsável.

O PLC n° 143/18 foi aprovado em abril deste ano pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e passou a tramitar em regime de urgência, solicitado por meio do Requerimento n° 279/19, de autoria da Comissão.

O relator da matéria na CAS, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), ressaltou em seu parecer que o momento da detecção do câncer impacta decisivamente no percentual de pessoas que morrem por causa da doença. De acordo com o senador, independentemente do tipo de neoplasia, o fator mais determinante para o desfecho favorável da terapia é o chamado estadiamento da lesão maligna, ou seja, o quão avançado está o câncer no momento do início do tratamento. Segundo ainda o relator, casos mais avançados, mesmo que submetidos ao melhor e mais caro tratamento disponível, têm chance muito menor de cura ou de longa sobrevida, quando comparados aos casos detectados e tratados ainda no início.

E agora?

A matéria foi incluída na Ordem do Dia e poderá ser analisada pelo Plenário do Senado Federal nesta quarta-feira (16).



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive