Tipo de Tratamento

Radioterapia

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Planejando o Tratamento de Radioterapia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/04/2014 - Data de atualização: 29/04/2014


Uma vez que os exames foram concluídos e as imagens obtidas foram transferidas para o computador de planejamento, o radioterapeuta e o físico médico se reunirão para planejar o seu  tratamento. Tudo será cuidadosamente planejado para assegurar a dose máxima permissível no tumor (para maximizar a eficácia do tratamento), minimizando simultaneamente a dose para os tecidos adjacentes normais.

O planejamento de seu tratamento dependerá de vários fatores, como:

  • Seu histórico médico.
  • Localização do tumor.
  • Tipo e tamanho do tumor.
  • Resultados de exames de laboratório.
  • Seu estado de saúde geral.

Com base nestes fatores, será determinada a dose de radiação a ser administrada, quais os ângulos adequados para a liberação da dose e o número de sessões necessárias para proporcionar o tratamento prescrito.

Todos os tratamentos de radioterapia são planejados individualmente pelo radioterapeuta e pelo físico médico. O dosimetrista acompanha o físico durante o planejamento, pois é ele quem orientará o técnico de radioterapia no dia a dia do tratamento. Algumas vezes pode ser solicitada a presença de um médico radiologista.

Alguns pacientes podem precisar de um sistema de mobilização especial para a realização do tratamento, então serão encaminhados para a sala de moldes.

Com todo o planejamento pronto e aprovado pelo radioterapeuta, o físico calculará o tempo de tratamento para a dose prescrita.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive