Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

PL sobre transparência no SUS avança no Congresso Nacional

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 08/11/2022 - Data de atualização: 08/11/2022


Avançou na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) n° 10106/2018, de autoria do senador Reguffe, a respeito da transparência das listas de espera do SUS.

Este é um dos projetos de lei prioritários para o Oncoguia. O tema é extremamente importante para a melhoria do SUS, e por isso atuamos desde a concepção do PL. Inclusive apresentamos uma proposta semelhante por meio de sugestão legislativa que culminou no PL n° 192/2018 (apensado ao PL n° 140/2017), que está em tramitação no Senado. 

Entendemos que além da questão importantíssima de maior previsibilidade e transparência no acesso do paciente aos procedimentos realizados no SUS, o projeto também tem como objetivo diminuir as desigualdades de acesso a tratamentos no SUS criando regra de padronização mínima de oferta sem prejuízo da liberalidade do gestor em ofertar terapias além do quanto preconizado nacionalmente. Você pode conhecer melhor o nosso posicionamento sobre esse PL aqui. 

Entenda o que aconteceu 
Foi aprovado por unanimidade o parecer da relatora, Dep. Adriana Ventura (NOVO-SP), pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa, com emendas. O parecer foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados,

O projeto vem avançando nos últimos anos e já foi aprovado por outras duas comissões da Câmara dos Deputados. Primeiro, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), o PL foi aprovado com sugestões para aprimorar o sigilo de dados dos usuários e para contemplar também a divulgação do quantitativo das filas de pacientes à espera de procedimentos por especialidade de forma mais clara e organizada, tendo em vista que a versão original da proposta previa somente a divulgação das filas de cirurgias eletivas.

Em etapa seguinte, o PL também foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), que reforçou mecanismos para preservar a privacidade das pessoas mencionadas nas listas a serem divulgadas e, além disso, retirou a previsão de penalidade de improbidade administrativa ao gestor que desrespeitar as disposições da nova legislação, previsão esta que  também aparecia na proposta original do projeto.

Próximos Passos 
O PL está sendo analisado com prioridade e passará agora pela apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado pelo Plenário, o projeto será encaminhado ao Senado Federal, para ser analisado pelos senadores. 

Clique aqui para acompanhar essa proposição.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive