Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

PL pretende incluir pacientes oncológicos no grupo prioritário para vacinação da Covid-19

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/02/2021 - Data de atualização: 26/02/2021


O deputado André Janones (Avante-MG) apresentou o Projeto de Lei 559/2021, determinando que os grupos de risco e pacientes oncológicos tenham preferência na vacinação contra a Covid-19.

Em seu texto, o deputado destacou que por questões de limitação física de produção e logística, a vacinação está ocorrendo por etapas, o que torna necessário um planejamento que leve em consideração a preservação de saúde de pessoas com imunidade comprometida e aqueles que, em razão de suas profissões, estão mais expostos ao vírus.

O parlamentar destacou ainda pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), entre 120 associados, que trabalham no sistema público de saúde, privado ou em ambos, para entender melhor os impactos da Covid-19 em cada canto do país. Foi identificado que 74% tiveram um ou mais pacientes que interromperam ou adiaram o tratamento por mais de um mês durante a pandemia.

Para o deputado, a situação é preocupante, já que muitas pessoas com câncer não estão sendo atendidas de forma adequada, com atrasos no tratamento e no diagnóstico. Destacou ainda, que quase 70% dos médicos acreditam que as cirurgias oncológicas foram mais afetadas. Por isso, argumentou que “faz-se necessário priorizar grupos de risco e categorias profissionais essenciais que ficam expostas e, consequentemente, com maiores chances de contágio”.

E agora?

O projeto aguarda despacho da Mesa Diretora da Câmara dos deputados.

Documento:
- PL 559/2021

Fonte: NK Consultores



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive