Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Pesquisa descobre biomarcadores que indicam pacientes com câncer cerebral resistente a radioterapia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 30/07/2021 - Data de atualização: 30/07/2021


Pesquisadores do Centro de Terapia Celular (CTC) descobriram um conjunto de biomarcadores capaz de indicar quais pacientes diagnosticados com um tipo agressivo de câncer cerebral (glioma) teriam tumores com maior resistência à radioterapia. 

Quem esclarece é a Dra. Valéria Valente, Professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, e pesquisadora associada do Centro de Terapia Celular

A professora explica que os biomarcadores são alterações que ocorrem nos genes da célula que pode indicar o comportamento futuro desta celula.

Sobre o Glioma ela informa que é um subtipo do câncer cerebral,  decorrente de uma alteração genética.

Um câncer esporádico que pode ocorrer em qualquer pessoa. Tem como sintomas, normalmente, dor de cabeça, nauseas e tonturas, explica.

Ela afirma que é considerado um câncer raro e tem o tratamento muito difícil com uma alta taxa de mortalidade.

O tratamento dos tumores é com cirurgia, radioterapia e quimioterapia combinadas.

A pesquisadora reforça que um controle eficaz é bloqueando o crescimento das células tumorais.

O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Fonte: EBC



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive