O tratamento do câncer tem por finalidade a cura ou alívio dos sintomas da doença. Os tratamentos com medicamentos (quimioterapia, terapia alvo, hormonioterapia), cirúrgicos e radioterápicos podem provocar efeitos colaterais que variam de paciente para paciente dependendo de múltiplos fatores, podendo ser diferentes quanto a intensidade e duração. Alguns pacientes poderão apresentar efeitos colaterais mais severos, outros mais leves ou mesmo não apresentar qualquer efeito colateral. Em caso de você apresentar algum efeito colateral devido ao tratamento que está realizando procure imediatamente seu médico para receber as orientações necessárias para seu caso.
Alterações no apetite são comuns em
pessoas com câncer ou em tratamento da doença. Pessoas com falta de apetite ou
perda de apetite podem comer menos que o habitual, não sentirem fome ou se
sentirem saciados após comer apenas uma pequena quantidade. A perda de apetite progressiva
pode levar à perda de peso, desnutrição e perda da massa muscular.
Causas
Certos tipos de câncer, como de ovário, pâncreas e estômago, geralmente podem causar perda de apetite, por afetarem o metabolismo. A perda de peso relacionada ao câncer pode ser grave porque a pessoa também perde massa muscular. A perda de apetite também ocorre em 80% a 90% das pessoas com câncer avançado. As razões para a perda de apetite incluem:
Além disso, o tratamento radioterápico ou cirúrgico dos órgãos gastrintestinais, como estômago ou intestino, também podem causar perda de apetite.
Os efeitos colaterais relacionados à quimioterapia e radioterapia que podem causar perda de apetite incluem:
Manejo
O primeiro passo no tratamento da perda de apetite é tratar a causa subjacente. O tratamento de feridas na boca, boca seca, dor ou depressão ajudam a melhorar o apetite. O tratamento adicional para perda de apetite associada à perda de peso pode incluir medicamentos estimulantes do apetite, suplementos nutricionais e alimentação por sonda.
Embora você possa não sentir vontade de comer, é importante lembrar que uma alimentação adequada e a manutenção do peso saudável são fundamentais para sua recuperação. Comer bem ajuda a lidar melhor, física e emocionalmente, com os efeitos colaterais do tratamento. Algumas dicas úteis para a manutenção da nutrição adequada, quando o apetite é ruim:
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.