top
Núcleo de

Advocacy


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Medtronic Takeda Susan Komen Astellas UICC


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Participe do Advocacy

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 12/11/2015 - Data de atualização: 02/02/2016


Uma andorinha só não faz verão e com ações de advocacy não é diferente. Existe diversas formas nas quais, você participar e fazer a diferença nas iniciativas para melhorar as políticas de câncer no Brasil. Conheça aqui algumas formas de engajamento e ações:

  • Mobilizações nas Redes Sociais

Nos últimos anos, como o crescimento dos usuários nas redes sociais tornou-se muito comum instituições do governo como o ministério da saúde, ANS e ANVISA, além de figuras políticas como deputados e senadores terem suas páginas oficiais nessas redes, que se tornaram em muitas situações o principal canal de comunicação um canal com população.

Dessa forma o advocacy do Oncoguia utiliza com muita frequência as redes sociais, principalmente o Facebook para realizar mobilizações expondo suas demandas aos gestores e políticos. Se uma pessoa deixar um recadinho na página de um deputado, isso pode chamar atenção, agora se 300 pessoas deixarem os recados pedindo a mesma coisa, as chances desse deputado acatar o pedido são bem maiores! Por isso fique sempre atento aos posts de advocacy publicados no Facebook do Oncoguia, são neles que o advocacy chamará a todos para participarem e se mobilizarem nas redes sociais. Curta e compartilhe com os seus amigos de modo que o movimento cresça e mais gente participe. E lembre-se juntos somos fortes, quanto mais participarmos, maiores serão as nossas conquistas.

  • Acompanhar e Cobrar as Ações do seu Parlamentar

Você se lembra em quem votou para deputado federal nas últimas eleições? Você acompanha as ações do seu parlamentar na Câmara dos Deputados? Não? Então agora você tem um bom motivo para monitorar o seu parlamentar.

Aqui na página de advocacy você verá os assuntos mais importantes para a melhoria da situação do câncer no Brasil, tanto no SUS como nos planos de saúde. Assim você pode selecionar os pontos que acreditar serem mais importantes e ligar ou enviar um e-mail para o seu parlamentar apontando o problema ou melhoria e perguntar o que ele está fazendo pela saúde e pelo câncer e mesmo sugerir ações. Aqui você encontrará o telefone dos gabinetes e e-mails dos deputados federais.

E não tenha vergonha ou medo de cobrar, lembre-se que o deputado e sua equipe de gabinete estão lá para responder as necessidades do povo. Eles são nossos funcionários e devem ouvir as nossas demandas e sugestões, isso é parte do trabalho deles.

  • Assistir as Sessões no Congresso Nacional

Essa é para o pessoal de Brasília! Você já assistiu alguma vez uma reunião de uma das comissões da Câmara dos Deputados e Senado? Não? Pois saiba que a presença dos pacientes com câncer e da população é fundamental para pressionar e influenciar nas decisões dos nossos parlamentares. Fique de olho nos informes do "câncer na política” na página de advocacy para saber quando entrará em votação na Câmara dos Deputados ou no Senado algum projeto de lei ou mesmo uma audiência pública sobre o câncer. Veja a data e o horário e vá! Avise aos assessores dos parlamentares que você está lá como paciente e cidadão e peça para que o deputado vote a favor ou contra o projeto que esta para ser votado. Tenha certeza que o assessor ficará de olho e avisará ao deputado/senador da sua presença. Quanto mais pessoas estiverem presentes, maior será a força e pressão!

É importante lembrar que todas as formas de participação, sejam nas redes sociais, telefonemas ou mesmo ir às votações, devem ser feitas de maneira respeitosa e educada.   É importante sermos enérgicos e destemidos, mas nunca nos manifestarmos de maneira violenta ou desrespeitosa. Nem todos os parlamentares são bandidos, muitos agem de boa fé e são comprometidos com a causa do câncer, e independente de tudo são pessoas e merecem respeito.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive