Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Para maior parte dos brasileiros, câncer deve ser prioridade para o governo, diz pesquisa

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/05/2022 - Data de atualização: 02/05/2022


O câncer foi escolhido como a doença que deve ser tratada como prioridade pelo governo por 63% dos brasileiros que participaram da pesquisa Datafolha/Oncoguia.

A pesquisa encomendada pelo Instituto Oncoguia e realizada em parceria com o DataFolha ouviu 2.099 pessoas em 151 municípios brasileiros. O estudo apresenta nível de confiança de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais (para mais ou para menos).

Os resultados do estudo “Percepções da População Brasileira sobre o Câncer” serão discutidos no 12º Fórum Nacional Oncoguia, que acontece até o dia 29 de abril. No evento, especialistas do setor debatem os principais gargalos no acesso ao diagnóstico precoce no país e apresentam propostas de melhorias na área.

Quando questionados sobre o que vem à mente diante da palavra câncer, 42% dos brasileiros relataram sentimentos negativos, com muitas menções à palavra morte. Termos como “doença”, “dor”, “medo”, “tristeza” e “sofrimento” são outras que aparecem com maior frequência.

As menções a “tratamento” e “cura” foram feitas por apenas 14% e 9% dos entrevistados,
respectivamente.

“Esse dado nos mostra o quanto precisamos seguir conscientizando a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e tantas novidades no mundo do câncer. Ter câncer não é igual a morrer e isso dependerá de acesso à informação, mas também de acesso a cuidados com a saúde”, afirmou Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia, na abertura do evento.

Segundo Luciana, a percepção negativa do câncer pode ser impedir que as pessoas busquem o cuidado e atendimento diante de sintomas.

A pesquisa revela que o câncer está cada vez mais próximo da população. Os resultados apontam que 8 em cada 10 brasileiros já tiveram algum conhecido com a doença e que 4 em cada 10 já tiveram ou têm algum familiar com câncer. Entre os entrevistados, 5% declararam viver com a doença.

Os participantes foram questionados sobre quais dentre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) devem ser priorizadas pelo governo. De acordo com a pesquisa, 63% da população escolheu o câncer em primeiro lugar. Diante da somatória dos três primeiros indicados, esse número sobe para
84%.

Em segundo lugar, com 8%, aparece a preocupação da sociedade com o consumo abusivo de álcool e doenças cardiovasculares.

“Estamos diante de uma população tocada e impactada negativamente pelo câncer, mas que compreende a sua relevância e pede aos governos que a priorize. Que este contexto pertinente, urgente e de enorme relevância social de fato ganhe a priorização que a população e todos os que defendem a causa pedem. Precisamos e podemos salvar vidas”, afirmou Luciana.

Atividade física previne o câncer

Realizar atividades físicas como parte da rotina diária contribui para a proteção contra o câncer, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Medidas simples como caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho, subir escadas em vez de usar os elevadores e praticar atividades ao ar livre são algumas opções para incluir ou aumentar o movimento durante o dia a dia.

De acordo com o Inca, a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. As melhorias contribuem para prevenir o câncer de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e de mama.

Com o objetivo de aproximar a população dos benefícios da prática de atividade física na prevenção e controle do câncer, o Inca lançou o documento “Atividade Física e Câncer: recomendações para prevenção e controle“, em parceria com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e a Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS).

Matéria publicada pela CNN Brasil em 26/04/2022



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive