'Papanicolau' no ânus rastreia HPV e previne câncer; veja quem deve fazer

O HPV (papilomavírus humano) é um fator de risco para vários tipos de câncer, entre eles, o anal. Uma das formas de rastreio e prevenção é um exame chamado de citologia anal.

O procedimento tem o mesmo objetivo do papanicolau, realizado em pessoas com útero. A diferença é a região que, no caso, é o ânus e não o colo do útero. Ambos têm o objetivo de identificar lesões por HPV que, se não tratadas, podem evoluir para o câncer.

Por que não se fala tanto sobre a citologia anal?

A diferença aqui é o impacto de cada tumor. Enquanto o câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente entre mulheres (excluindo os de tumores de pele não melanoma), o câncer de ânus (que não é o mesmo que o colorretal) é considerado raro, representando de 1% a 2% de todos os tumores da região colorretais, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Até por isso, segundo os médicos consultados por VivaBem, a citologia anal não recebe tanto "destaque" como o papanicolau.

Quem deve se preocupar mais?

Alguns grupos devem fazer pelo menos uma vez ao ano: homens que fazem sexo com homens (HSH) que têm HIV.

"Os riscos do grupo desenvolver o câncer de ânus quadruplicam, pelo menos. Essas pessoas necessitam fazer uma busca ativa e prevenção da doença", explica o coloproctologista Érico Holanda, professor da Unichristus, em Fortaleza (CE).

O motivo é a maior frequência da prática anal, além da imunidade, que é mais impactada por causa do HIV. Por isso, os cuidados devem ser redobrados.

"Do mesmo jeito que as mulheres procuram o ginecologista, uma vez ao ano, depois da primeira relação sexual, para prevenir ou diagnosticar o câncer de colo de útero pelo papanicolau, seria ideal que a população que faz sexo anal também procurasse o proctologista para a citologia."

Danilo Munhoz, coloproctologista pelo Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) e membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia

Quais outros grupos?

Mesmo sem um consenso da comunidade científica, outras pessoas também devem fazer o exame pelo menos em algum momento da vida. São eles:

  • Pessoas que fazem sexo anal com frequência;
  • Pessoas que já tiveram HPV ou câncer de ânus;
  • Quem já teve câncer de colo de útero;
  • Pessoas que têm histórico de câncer de ânus na família;
  • Pessoas imunossuprimidas, como quem fez um transplante, tem HIV ou que está realizando quimioterapia.

Entenda o exame

1. Primeiro, o médico faz o exame físico, analisando a região do ânus. Se alguma lesão for identificada, ela já é tratada.

2. Se não houver nenhuma lesão por HPV, o médico solicita a citologia anal, que vai analisar se há alguma alteração, que não pode ser vista a olho nu, que indique a presença da infecção.

3. Caso o exame seja positivo, o médico pede a anuscopia. Neste procedimento, é inserido um ácido que aponta em qual região está a lesão suspeita.

4. Depois disso, o médico opta pelo melhor tratamento. Há diversas opções para o paciente, como laser, ácido tricloroacéticor e eletrocauterização.

"Sobre a frequência do exame, não há um consenso na literatura. Mas realizo a anuscopia em pacientes com HIV ou que tiveram HPV a cada 6 meses. São lesões fáceis de tratar e, quanto menor for, mais simples será o tratamento."

Henrique Perobelli, gastroproctologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

Passo a passo da citologia anal

1Raspagem da região do ânus com um espéculo, que dura em média 5 minutos e é indolor.

2. Material é enviado ao laboratório.

3.  Análise avalia se há a presença de alteração relacionadas ao HPV que, se não tratadas, podem evoluir para o câncer.

4. Se o resultado for positivo, o paciente deve fazer a anuscopia de alta resolução (ou colposcopia anal), que dura entre 10 e 20 minutos, dependendo da quantidade de lesões.

5. Neste exame é colocado um ácido que mostra as regiões --elas ficam mais brancas-- que, se for o caso, devem ser tratadas.

6. Os exames não necessitam de preparo.

Alguns pontos importantes sobre o HPV

  • O vírus pode ser contraído durante o sexo vaginal, anal, oral e até ao masturbar o parceiro. Não é necessário que haja penetração. Ou seja, se as lesões estão na base do pênis ou da vulva, a camisinha poderá não impedir a sua transmissão.
  • Por isso, é fundamental tomar a vacina contra o vírus, principalmente antes do início da atividade sexual. O SUS oferece, gratuitamente, para o público de 9 e 14 anos de idade, independentemente do sexo. Fora da faixa etária, é possível encontrar o imunizante em laboratórios particulares.
  • O HPV é responsável pela quase totalidade dos casos de câncer do colo do útero, por mais de 90% dos casos de câncer anal e por 63% dos cânceres de pênis, além de parte de outros tipos de tumores.

Fonte: Viva Bem - UOL

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho