Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Pandemia impactou diretamente os tratamentos de câncer, aponta pesquisa de ONG

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 20/07/2022 - Data de atualização: 20/07/2022


Uma pesquisa realizada pela ONG Oncoguia, com base em dados gerados pelo DataSUS, mostrou que a pandemia impactou diretamente o tratamento do câncer: o número de diagnósticos da doença caiu 50% e o de biópsias realizadas, 38,2%.
 
As repórteres Julia Sena e Danielle Zampollo foram até o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) para mostrar essa realidade. Lá, conheceram Gabriel Mendes, que começou a sentir dor na coluna em outubro de 2021 e, depois de procurar atendimento médico em sete unidades de saúde, foi diagnosticado com Sarcoma de Ewind, em fevereiro de 2022. O câncer já havia se espalhado pela coluna e atingido a medula, afetando assim o movimento de suas pernas.
 
“Quando eu procurei os hospitais mais próximos à minha casa, normalmente o que eles atendiam com mais frequência era Covid. As outras pessoas, que chegavam com outros sintomas, eles nem ligavam. Como no meu caso. Eles davam remédio para dor e só. Passei quatro meses indo para lá e para cá, de hospital em hospital", relembra Gabriel.
 
Histórias como a de Gabriel se tornaram cada vez mais comuns no instituto, que atende mais de 500 casos novos de câncer todos os meses. Para Adriana Francelino, que tem câncer de intestino, o diagnóstico também demorou.
 
“Eu fui em umas três unidades de saúde e nada. Uma amiga minha precisou pagar um médico particular para mim. Não é fácil, não, esse tumor. Ele está aqui ainda é isso me deixa triste", lamenta.
 
Fonte: G1



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive