Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Pandemia de Covid-19 atrasa diagnósticos e tratamentos do câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/05/2021 - Data de atualização: 18/05/2021


O impacto da pandemia de Covid-19 para o cuidado dos pacientes com câncer é uma preocupação global, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No ano passado, no início da pandemia, os esforços dos sistemas de saúde público e privado se voltaram para o combate à Covid. Consultas, exames, biópsias, tratamentos e cirurgias de câncer foram adiados. Os pacientes oncológicos, que vivem uma corrida contra o relógio, foram particularmente impactados.

O oncologista Rafael Kaliks, diretor científico voluntário do Oncoguia, apresentou os resultados do Impacto da Covid-19 no Câncer no 11º Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia On-line.

O Radar do Câncer foi criado pelo Instituto Oncoguia com o objetivo de auxiliar pesquisadores, jornalistas, associações, secretários de saúde e o público em geral a entender os impactos dos diferentes tipos de câncer na população brasileira, bem como identificar possíveis gargalos no tratamento e na assistência desses pacientes.

Um desses “radares” foi desenvolvido para conhecer o impacto da Covid na assistência oncológica, com foco nos dados disponíveis no Datasus. A partir de informações públicas foi possível comparar dados de 2020 com os de 2019 de etapas como rastreamento, diagnóstico e tratamento dos pacientes oncológicos (veja abaixo).

“Já estamos sentindo o reflexo desses atrasos”, afirmou Kaliks. “Deixar de fazer exames impede o diagnóstico. O câncer vai ser diagnosticado mais tarde, em estágio mais avançados. Isso significa tratamento mais caro e agressivo e menos chance de cura.”

Para saber mais, acesse radardocancer.org.br. O Oncoguia ressalta que os dados são passíveis de atualização por parte dos estados/municípios, portanto, os valores apresentados podem sofrer alterações, conforme atualização dos arquivos do Datasus.

Matéria publicada pela Folha de S.Paulo em 17/05/2021.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive