Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Pacientes com câncer em Araras, SP, esperam meses por radioterapia pelo SUS

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/05/2018 - Data de atualização: 14/05/2018


Pacientes com câncer de Araras (SP) que precisam de tratamento com radioterapia estão esperando meses na fila. A cidade não tem o procedimento e o número de vagas em Piracicaba é pequeno.

A prefeitura diz que fará uma força-tarefa para agendar em hospitais credenciados na próxima semana.

Longa espera

A aposentada Nilce Modenese descobriu um câncer de mama em 2016 e espera há seis meses por algo que deveria ser urgente. Em fevereiro do ano passado ela fez a cirurgia e logo depois a quimioterapia, que terminou em novembro.

Quando ia iniciar a radioterapia descobriu que havia uma fila de espera gigante. "Em dezembro eu era a 36ª da fila, em abril eu era a 18ª, esse mês ainda não sei, então provavelmente ainda deve ter umas 15 pessoas na minha frente, então sem previsão”, lamentou.

Em Araras, só a quimioterapia é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes que precisam de radioterapia pela rede pública têm que viajar 60 quilômetros até Piracicaba.

A filha mais velha de Nilce, Ana Paula Modenese, acompanha tudo de perto e afirma que essa espera tem sido muito difícil.

'Dá até uma revolta, porque já fez a cirurgia, já passou pela quimioterapia e a radio não sai. Depois de todo tratamento, todo sofrimento, pode ser que tudo se perda', afirmou.


Outros casos

O aposentado Marcos Antônio Ricci também luta pela vida. Desde o começo do ano, ele faz quimioterapia pra tratar um câncer no estômago. No fim de fevereiro, deu entrada na rede pública de Araras pra fazer radioterapia, mas até agora nada.

"Sem previsão. A gente sabe que estão atendendo em outubro. Como eu dei entrada no final de fevereiro a gente está calculando uns 6 ou 7 meses para ser chamado”, disse.

A balconista Maria Isabel de Lima está na mesma situação. Ela retirou um tumor da mama em setembro do ano passado e a indicação médica era que começasse a radioterapia logo na sequência, mas a espera já chega a quase oito meses.

'Você fica em casa, fica agoniada porque está afastada e você não começou o tratamento. Ai você pensa: será que eu vou fazer? Será que vai dar tempo? Que eles resolvam o quanto antes, porque o câncer não espera', afirmou.

Redução nos atendimentos

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 92 pacientes da cidade passam por esse problema. A situação pode ficar ainda pior isso porque só neste ano diminui de 10 para 3 vagas de atendimento por mês.

"Da parte da secretaria nós já fizemos uma reunião com a regional de Piracicaba pontuando esses questionamentos e dificuldades e solicitando colaboração e ajuda nesse momento”, afirmou a diretora técnica da Secretaria de Saúde, Ana Cristina Zago.

Ministério da Saúde e prefeitura

O Ministério da Saúde informou que está solicitando um equipamento de radioterapia para o hospital dos fornecedores de cana de Piracicaba, o que pode levar até um ano e meio.

A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou que a partir da terça-feira (15) vai começar uma força- tarefa nos hospitais credenciados da cidade. A intenção é agendar, por semana, 16 radioterapias para pacientes das regiões de Araras e Rio Claro.

Fonte: G1 São Carlos e Araraquara

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive