O tratamento geralmente ajuda a diminuir as metástases ósseas e aliviar os sintomas. Mas, as metástases ósseas geralmente não são curáveis. Em algum momento, o tratamento específico pode parar de responder. Mas, existem outros tratamentos que podem aliviar os sintomas e fazer o paciente se sentir melhor. Nesse momento, o objetivo é que você se sinta o mais confortável possível. Certifique-se de que você está recebendo tratamento para quaisquer sintomas que possa ter, como dor ou constipação. Este tipo de tratamento é denominado de tratamento paliativo.
O tratamento paliativo ajuda no alívio dos sintomas, mas não é curativo. Seu principal objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente. Às vezes, os tratamentos para controlar os sintomas são os mesmos que aqueles utilizados para tratar o tumor primário, como radioterapia para aliviar a dor óssea ou quimioterapia para reduzir o tamanho do tumor, para impedir que ele bloqueie o intestino ou pressione os nervos.
Em algum momento, você pode optar por receber apenas cuidados paliativos. Os cuidados paliativos são a atenção que se oferece ao paciente para tratar os sintomas provocados pela doença, aliviar o sofrimento e melhorar sua qualidade de vida.
Os cuidados paliativos não são de maneira alguma sinônimo de "não há mais nada a fazer”, lembre-se que sempre existe algo que pode ser feito. Significa apenas que o foco de sua atenção está em viver a vida da forma mais completa possível e se sentindo tão bem quanto você pode, nesta fase difícil de seu câncer.
Quando os sintomas da doença aumentam o foco do tratamento começa a mudar para o controle dos sintomas com o objetivo do pacientes se sentir melhor e mais confortável.
Agora é a hora de fazer as coisas que você sempre quis fazer e parar de fazer as coisas que você não quer mais fazer.
Para obter mais informações sobre esses cuidados, acesse nossa seção sobre
Cuidados Paliativos.
Cuidando de si mesmoDurante e após o tratamento, você pode acelerar a sua recuperação e melhorar a sua qualidade de vida, tendo um papel mais ativo. Saiba mais sobre os prós e contras de cada uma de suas opções de tratamento. Faça perguntas se existe alguma coisa que você não entende. Saiba mais sobre como lidar com os efeitos colaterais do tratamento. Comunique seu médico de imediato a cada novo sintoma para que ele possa tomar medidas para diminui-los ou detê-los.
Lembre-se que seu corpo é tão único quanto a sua personalidade e as suas impressões digitais. Você pode ter forças especiais, como uma boa alimentação e a prática de atividades físicas, um sistema de apoio familiar forte e amizades. Para algumas pessoas, oração, meditação ou outras práticas podem ajudá-los a lidar com altos e baixos. Existem também grupos de apoio ao paciente com câncer, grupos de suporte, trabalho social e serviços pastorais que podem ajudá-lo a lidar com sua doença.
Se você está em tratamento de câncer, esteja ciente da batalha que está acontecendo em seu corpo. Os tratamentos como radioterapia e quimioterapia aumentam a fadiga causada pela própria doença. Tome o seu tempo e descanse o quanto você precisar para se sentir melhor. Pergunte a seu médico se a doença ou seu tratamento podem limitar a sua capacidade de exercer ou fazer outras atividades. Se não, descubra o tipo de exercício ideal para você.
O câncer e seu tratamento são os principais desafios da vida que afetam você e todos aqueles que se importam com você.