Tratamento Local para Câncer de Pele Basocelular e Espinocelular

Vários outros tratamentos, além da cirurgia, podem ser utilizados para tratar o câncer de pele basocelular e espinocelular que não se disseminaram para os linfonodos ou outros órgãos.

  • Criocirurgia (Crioterapia)

A criocirurgia é usada mais frequentemente para condições pré-cancerígenas, como queratose actínica e para pequenos carcinomas basocelulares e espinocelulares.

Essa técnica consiste no uso de nitrogênio líquido aplicado diretamente no tumor para congelar e destruir as células anormais. Após o tratamento, o local apresenta uma casca, levando algumas semanas para cicatrizar. A área da pele tratada pode ficar descolorida após a terapia.

  • Terapia fotodinâmica

A terapia fotodinâmica pode ser utilizada para tratar queratoses actínicas. Mas seu papel ainda é desconhecido no tratamento do câncer de pele basocelular e espinocelular.

Este tratamento usa um medicamento que é aplicado na pele como um gel ou líquido. O medicamento se acumula nas células tumorais por algumas horas ou dias, onde é convertido em uma substância química diferente que torna as células sensíveis a determinados tipos de luz. Uma fonte de luz especial é então focada no tumor, destruindo as células. Outra opção para ativar o medicamento, especialmente quando grandes áreas precisam ser tratadas, é expor o paciente à luz solar por um período específico de tempo.

A terapia fotodinâmica pode provocar vermelhidão e inchaço na região da pele tratada. Outro possível efeito colateral é tornar a pele tratada muito sensível à luz solar por um determinado tempo, portanto, podem ser necessárias precauções para evitar queimaduras graves.

  • Quimioterapia tópica

A quimioterapia usa medicamentos que destroem as células cancerígenas. Na quimioterapia tópica um medicamento anticâncer é aplicado diretamente sobre a pele, na forma de creme ou pomada, em vez de ser administrada por via oral ou injetada.

5-fluorouracil. É o medicamento mais utilizado no tratamento tópico da queratose actínica, bem como de alguns tipos de cânceres de pele basocelulares e espinocelulares. É aplicado na pele uma ou duas vezes por dia durante várias semanas.

Quando aplicado diretamente sobre a pele sob a forma de um creme, o 5-FU atinge as células cancerígenas da superfície, mas não consegue atingir as células mais profundas ou que se disseminaram para outros órgãos. Por essa razão, o tratamento com 5-FU é usado apenas para lesões pré-cancerígenas, como queratoses actínicas e alguns tipos de câncer de pele superficiais.

Como só é aplicado na pele, o medicamento não causa os mesmos efeitos colaterais que podem ocorrer com a quimioterapia sistêmica. Mas pode provocar vermelhidão da pele e aumento da sensibilidade por algumas semanas, o que pode ser bastante incômodo para alguns pacientes. O 5-FU também aumenta a sensibilidade da pele à luz solar, por este motivo a área tratada deve ser protegida por algumas semanas, para prevenir queimaduras solares.

Diclofenaco. É utilizado, às vezes, em formato de gel no tratamento da queratose actínica. Este medicamento pertence ao grupo farmacológico dos anti-inflamatórios não esteroides. É geralmente aplicado duas vezes por dia durante 2 ou 3 meses. Pode provocar reações na pele menos importantes do que o 5-FU.

Ingenol mebutate. É um gel usado no tratamento da queratose actínica. O ingenol mebutate pode agir mais rapidamente do que outros géis tópicos. Ele é aplicado na pele durante 2 ou 3 dias. Esse gel pode causar reações cutâneas incômodas, mas que tendem a desaparecer após uma semana do início do tratamento.

  • Modificadores da resposta imunológica

Alguns medicamentos podem aumentar a resposta do sistema imunológico contra o câncer, fazendo com que o tumor se contraia e desapareça.

Imiquimod. É um creme que pode ser aplicado sobre a queratose actínica e alguns cânceres de células basais iniciais. Esse medicamento faz com que o sistema imunológico reaja à lesão da pele e provoque sua destruição. É normalmente aplicado algumas vezes por semana, durante várias semanas.

Interferon. É uma versão artificial de uma proteína do sistema imunológico. Ele pode ser injetado diretamente no tumor para estimular a resposta imune contra ele. Pode ser uma opção quando a cirurgia não é possível, mas pode não ser tão eficaz quanto outros tratamentos.

  • Cirurgia a laser

A cirurgia a laser é usada, às vezes, no tratamento da queratose actínica, do carcinoma espinocelular in situ (doença de Bowen) e do carcinoma basocelular superficial. Entretanto, ainda não se sabe se este tipo de terapia é tão eficaz quanto os métodos convencionais de tratamento, por isso não é amplamente utilizada.

  • Peeling químico

Nesta técnica aplica-se uma substância química, como o ácido tricloroacético no tumor, destruindo as células tumorais em alguns dias. Esta abordagem é, às vezes, usada no tratamento da queratose actínica.

Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA, acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 26/07/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho